11/01/2017 - Atualizado em 11/01/2017

Secretário de Administração aborda que tudo será mais controlado e de ritmo acelerado nessa nova gestão

Seguindo as entrevistas com os secretários de Três Lagoas, a Rádio Caçula recebeu em seus estúdio o responsável pela administração municipal

Por: Rayani Santa Cruz
 
 
Gilmar Araújo Tabone, Secretário de administração, participou do programa Linha Direta com a Notícia. Foto: Rádio Caçula Gilmar Araújo Tabone, Secretário de administração, participou do programa Linha Direta com a Notícia. Foto: Rádio Caçula

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Gilmar Araújo Tabone, Secretário de administração, participou do programa Linha Direta com a Notícia, de hoje (11), onde falou sobre os trabalhos desenvolvidos nas duas semanas a frente da pasta e os objetivos da nova gestão.

Tabone é formado em Administração de empresas pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS). Ele possui Experiência em gestão de processos e pessoas nas atividades de recursos humanos e serviços administrativos financeiros. Trabalhou também como Coordenador e Supervidor de Recursos Humanos, Supervisor Administrativo e Coordenador de Cadastro.

À Secretaria Municipal de Administração visa desenvolver de ações, e a articulação com as demais secretarias, para melhor desempenho dos serviços de administração dos recursos humanos, arquivo, protocolo geral, serviços gerais, controle da frota, guarda dos bens patrimoniais prediais e outros;

Sobre a frota de veículos

O controle da frota municipal de veículos e equipamentos, cabe a pasta, e quando questionado sobre a empresa Taurus Card, que atualmente é a prestadora e controladora de fornecedores, Tabone disse que o contrato com a Taurus, vai até março de 2017, e o sistema é utilizado no estado do Mato Grosso do Sul e prevê que haverá a continuidade dos serviços da empresa, pois a Prefeitura necessita desses trabalhos terceirizados.

Em relação aos empresários que não foram pagos pela empresa, ele afirmou que foi apresentado no final de 2016, algumas contas de empresários donos de oficinas que haviam prestado serviços em carros da frota.

O Secretário ponderou que a equipe está analisando junto as oficinas e a Taurus Card, para saber de fato onde houve a falha e os motivos de não ter ocorrido esses pagamentos. Ele disse que o tratamento da frota de veículos da Prefeitura está sendo vista com cuidado. Haverá a abertura de uma sindicância para apurar a veracidade dos fatos e dos valores apresentados pelos empresários.

Ponto Eletrônico

Já existe uma reclamação dos agentes de saúde, referente ao ponto eletrônico, eles dizem que trabalham em campo e que para eles a folha de ponto deveria ser designada da forma manual, devido a caminharem muito e ficarem longe dos pontos de apoio.

O detentor da pasta explicou que o ponto eletrônico atende a legislação, e existe um TAC- Termo de Ajuste de Conduta, no qual foi exigido o cumprimento dessa norma nos setores da Prefeitura. Ele disse que será feito dessa maneira, pois deve ser cobrado de cada servidor, e o controle tem que ser exigido para se ter a garantia de que o funcionário está cumprido o trabalho no horário determinado.

Ele disse que não quer restringir os serviços e a administração está buscando apenas cumprir o que é devido para ter o bom atendimento a população. A prioridade e orientação do Prefeito segundo Tabone, é trabalhar as questões da saúde de Três Lagoas. E logo um posicionamento com o servidor deve ser uma meta da gestão.

"Os nossos servidores também tem que ter um tratamento digno e tem que haver uma contrapartida dos funcionários" disse Gilmar Tabone.

 

Sobre exoneração e nomeação

Ainda existe exonerações para ocorrer, e ele disse que ainda está diagnosticando todas os setores, pois existe áreas que faltam trabalhadores e outras tem gente demais. Para ele, não haverá a contratação de pessoas e sim um certo remanejamento dentro da Prefeitura, e também a nomeação.

Em avaliação, nas primeiras duas semanas a frente da pasta Gilmar Tabone, afirmou que todos devem realizar um trabalho sério, "a nova gestão está buscando equipar as pessoas, dar os equipamentos para os servidores trabalharem corretamente" disse o secretário.

Atualmente são 3.200 servidores na administração, sendo que deve haver a dispensa de servidores e em breve a nomeação de concursados.

Para Gilmar Tabone, a capacidade técnica dos servidores que estão trabalhando é boa, porém, a antiga gestão não cobrava. Ele salientou que a maneira de trabalho da nova administração é acelerada e haverá cobranças na eficácia.

Período de Trabalho dos Servidores

O Secretário esclareceu que a jornada de trabalho dos servidores em sua maioria é de 8 horas, e está sendo analisado, sobre o que realmente a população precisa. Se houver necessidade, isso será avaliado, levando em consideração a área de serviços prestados e a quantidade de servidores para atender a demanda.

Conforme Tabone, esses estudos devem ser entregues ao Prefeito em um prazo de 90 dias.

Secretário de Esporte Juventude e Lazer

Sobre o processo de escolha do novo secretário de esporte, juventude e lazer, Gilmar Tabone afirmou que o Prefeito Angelo Guerreiro tem alguns critérios, alguns nomes e está analisando profundamente para que não erre na escolha do gestor da pasta.

Arrecadação e isenções fiscais

Quando questionado sobre os corriqueiros incentivos fiscais que a antiga administração dava às empresas para se instalarem na cidade, sem um contrapartida e real retorno de recursos para a cidade, o secretário Gilmar Tabone afirmou que em seu entendimento atualmente o cenário é diferente, e novamente discursou entorno de se analisar caso a caso.

TI (Tecnologia da Informação)

Questionado sobre o uso da tecnologia e acesso a informações, ele ponderou que tudo será planejado para utilizar os recursos ainda disponíveis e viabilizar o sistema, para que não se tenha mais o problema de permanecer "fora do ar".

Finalizando a entrevista, o Secretário Gilmar Tabone disse que o cidadão três-lagoense deve participar da gestão, dando também uma contrapartida diante do poder público. Ele concluiu que as coisas não acontecerão da noite para o dia, mas a Prefeitura vai trabalhar para resolver os principais problemas de uma maneira qualitativa e rápida.

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