31.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Regime Próprio de Previdência concede primeiras aposentadorias

17/12/2014 – Atualizado em 17/12/2014

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Comunicação

Nesta quinta-feira (18), às 9h, duas servidoras públicas municipais serão as primeiras a receberem o benefício da aposentadoria pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) – Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Três Lagoas. O órgão já havia atendido 40 beneficiários entre licença maternidade e auxílio doença.

A solenidade será na sede do Instituto que fica localizado à Rua Paranaíba, 196, próximo ao Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria. “Uma das beneficiárias é Especialista em Educação e outra é servidora do setor da Saúde. Esse novo regime permitirá maiores benefícios aos servidores concursados da Prefeitura e Câmara Municipal”, comentou a diretora presidente do Instituto, Eliane Aparecida de Sá Costa.

A diretora informou ainda que até o fim de janeiro de 2015 serão concedidas mais 94 aposentadorias diretamente pelo RPPS.

BENEFÍCIOS

Agora o servidor público tem como um dos principais benefícios a aposentadoria com salário integral. No Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) uma pessoa pode aposentar-se com o teto máximo de R$ 4.129. No RPPS se um servidor ganha R$ 6 mil, por exemplo, ele vai aposentar com esse valor.

Além disso, no RPPS o desconto em folha de pagamento é de 11%, enquanto no INSS é de 8%. A contribuição é maior, mas os benefícios também são maiores. Assim como o servidor contribui com 11%, o Município, por sua vez, desembolsa mais 11% para atingir o valor de contribuição exigido por lei, assim atingido o total de 22%.

Dentro do RPPS o segurado tem os seguintes benefícios: aposentadoria voluntária por tempo de contribuição e idade; aposentadoria voluntária por idade; aposentadoria por invalidez permanente; aposentadoria compulsória; auxílio-doença; salário-maternidade; salário-família e gratificação natalina.

Já o dependente do segurado tem: pensão por morte; auxílio-reclusão e gratificação natalina.

Créditos: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar Rodoviária prende mais de 1 tonelada de drogas em Amambai

Uma equipe do Tático Operacional Rodoviário -TOR, do BPMRv, apreendeu na madrugada desta terça-feira (23), veículo com carga de maconha na MS 485. Os Policiais...

Rádio Caçula realiza campanha para arrecadar leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas

Entrega das caixas será realizada durante o "Jornal da Manhã" do dia 15 de maio, ao vivo. Cada doação já faz à diferença.

Simone Tebet vem ou não vem? E a UFN3 sai do papel?

O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB), divulgou que está prevista uma visita à fábrica de fertilizantes UFN3 na cidade. A ministra do...