27.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Projeto permite que gestante tenha parto humanizado na rede pública

16/02/2018 13h42

Proposta ainda prevê um plano individual do parto já no começo da gravidez

Por: Arizon Lopes

O projeto apresentado pelo deputado José Carlos Barbosa (PSB) permite que a gestante tenha ao direito de escolher pelo “parto humanizado” na rede pública de saúde. Ainda deve ser elaborado um plano individual do parto, indicando o local para assistência pré-natal e maternidade onde será feito o procedimento.

De acordo com o autor, caberá a Secretaria Estadual de Saúde fazer a devida orientação e fiscalização dos estabelecimentos públicos, que vão realizar o parto humanizado, seguindo as normas que já foram definidas pelo Ministério da Saúde e OMC (Organização Mundial de Saúde).

“Muitas mulheres sofrem maus tratos, abusos e violência psicológica no momento do parto, principalmente às que optam pelo parto normal, que requer atenção, dedicação e uma série de cuidados especiais da equipe envolvida”, o justifica.

A proposta prevê que a gestante terá preferência por utilizar métodos “menos evasivos e mais naturais” na hora de ter o bebê, respeitando o processo “natural e fisiológico do parto”. Apesar deste cenário, caberá ao médico responsável tomar as devidas providências e restringir estas opções, caso haja algum tipo de risco à saúde.

A matéria segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Se for aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a proposta.

*Por Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.

3ª Brigada Antiaérea de Três lagoas realiza solenidade em celebração ao Dia do Exército

Nessa sexta-feira (19) de abril, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea - Bateria Presidente Ernesto Geisel realizou solenidade em comemoração ao Dia do...

DEPTRAN realiza pré-cadastro para emissão de cartão para vaga especial no SCFV Tia Nega

Na manhã desta sexta (19), o Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN) de Três Lagoas, realizou uma palestra educacional a respeito do uso do cartão...