21.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Presidência de CCJ não tem consenso e emperra tramitação da reforma de Azambuja

21/02/2017 – Atualizado em 21/02/2017

Eleição ficou para depois do Carnaval; deputados do PEN e PSDB disputam vaga

Redação

Foto: Victor Chileno

A presidência da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul continua sem consenso, colocando em risco a base de apoio do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A comissão terá papel fundamental na tramitação e análise nos projetos de lei sobre a reforma administrativa e da previdência do Estado.

Na primeira sessão da CCJ do ano, onde seria escolhida a presidência, o deputado Beto Pereira (PSDB), ao perceber que o deputado lídio Lopes (PEN) seria eleito com três votos, solicitou para que a votação fosse adiada. A bancada tucana ameaçou o cumprimento ao “pé da letra” do regimento interno que permitiria que o bloco parlamentar, composto pelo PSDB, PR, DEM, PSC e SD, ficasse com três indicações em cada comissão, retirando uma cadeira do PMDB.

Lídio Lopes afirma que a sua permanência na presidência da CCJ foi um acordo firmado no ano passado, durante a eleição da mesa diretora, em troca de que ele retirasse intenção de compor um dos sete cargos da mesa. Beto Pereira afirma que o acordo com a base de apoio do governador era que o PSDB ficaria com a presidência da comissão.

Pelo regimento, o presidente provisório da CCJR é o deputado Pedro Kemp (PT), por ser o parlamentar de maior idade entre os cinco membros. Cabe ao presidente convocar a próxima eleição onde irá ocorrer a eleição. Kemp afirmou que isso vai acontecer somente após o Carnaval.

O projeto de lei da reforma administrativa do Governo Estadual chegou na Casa de Leis com solicitação de tramitação em regime de urgência. Entretanto, a indefinição da comissão pode prejudicar a aprovação da reforma.

A CCJR é a comissão mais disputada da Assembleia Legislativa pois por ela passam obrigatoriamente todos os projetos de lei apresentados. Ela analisa a constitucionalidade e legalidade das matérias, tendo o poder de arquivar as propostas, sem precisar passar por votação do plenário.

Com informações da Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...