23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

População teme ação da Câmara em regime de urgência e apreciação de projetos as vésperas do reveillon

08/12/2016 – Atualizado em 08/12/2016

Por: Redação

Faltando pouco mais de 20 dias para o término de 2016, a Câmara Municipal de Vereadores ainda tem em mãos projetos de leis, elaborados pela Prefeitura Municipal e que muito influenciarão na vida do três-lagoense nos próximos anos.

As últimas sessões ocorrem nas próximas semanas, e o tempo está ficando curto para votação de PL’s como o que elenca uma concessão de Parceria Público Privada- PPP (PL 189) para coleta de lixo e limpeza urbana, o projeto (PL 194) de doação de área para uma empresa particular revogando uma lei que doava ao Governo do Estado, também existe um projeto (PL 66) onde a Prefeitura concede por 5 anos uma grande área de terreno para uma empresa produtora de massa asfáltica e por fim tão polêmico quanto os outros, o PL 190 que criaria uma taxa sob o recolhimento de lixo.

Alguns parlamentares já citaram que o projeto 190 fora retirado de pauta após as manifestações de descontentamento da população que era contra o pagamento de mais uma taxa para um serviço essencial e que a grosso modo pode ser oferecido pelo poder público.

A bola da vez é o PL 189 que concede a uma empresa particular o direito de prestar serviços de limpeza urbana e recolhimento de resíduos sólidos em Três Lagoas por 35 anos, por meio de uma Parceria Público Privada, a chamada PPP.

O que gera discussão e questionamento das pessoas é a falta de informação referente ao assunto, muitos se perguntam se existe a necessidade que o contrato seja feito por um período tão longo, e a temeridade é que não há uma projeção a risca sobre o montante que será gasto com a tal parceria.

Um exemplo que perturba a memória do três-lagoense é o caso da prestadora de serviços Sanesul, onde houve a renovação de contrato por mais de 20 anos e a votação ocorreu na Casa de Leis em regime de urgência no dia 24 de dezembro, às vésperas do Natal.

Posição dos Vereadores

Alguns parlamentares já se posicionaram referente ao assunto, e afirmaram que sendo sessão ordinária ou em regime de urgência votarão contra o projeto, são eles: Jorge Martinho, Gilmar Garcia, Klebinho, Gil do Jupiá e Idevaldo Claudino.

Já a vereadora Sirlene da Saúde, aparentemente ainda está “em cima do muro” e disse que a documentação deve ser reformulada e após a análise ela dará seu posicionamento.

Não há nada confirmado, mas o que tudo indica é que os relatores devam diminuir o tempo de permanência de 35 para 20 anos, isso praticamente não influenciaria, já que a cidade ficaria sujeita ao contrato da prestadora de serviços de qualquer maneira.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

O Vereador Tonhão, que está à frente do projeto votará a favor da PPP enquanto que o voto dos outros parlamentares ainda é um mistério.


População teme ação da Câmara em regime de urgência e apreciação de projetos as vésperas do reveillon. Voto: Divulgação

https://youtube.com/watch?v=sUmsD9CUGu4

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

Os proprietários de veículos automotores contam com mais um auxílio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para ficar em dia com...

Atletismo de TL conquista medalhas no Campeonato Estadual e garante índice para o Troféu Brasil

A equipe de atletismo da Prefeitura de Três Lagoas, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), teve uma destacada participação nos dias...

Após aumento de faixa etária, acabam estoques de vacina contra a dengue

O estoque da vacina contra a dengue, liberado para pessoas de 4 a 59 anos de idade nesta quarta-feira, dia 24 de abril, encerrou,...