21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Celso Yamagutti poderá deixar cargo de vereador, que voltará a ser de Marisa Rocha, mesmo presa

Secretária foi presa pelo GAECO, na tarde de quarta-feira (06) em Três Lagoas.

Marisa pediu afastamento do seu cargo de vereadora para assumir a secretaria da SEJUVEL mas caso ela seja exonerada volta a ser vereadora, Celso Yamagutti (PSDB), deixa o cargo.

16/03/2019 10h46
Por: André Rodrigues

Secretária foi presa na tarde de quarta-feira (06) em Três Lagoas, pelo GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. A Prefeitura de Três Lagoas, por meio de Nota Oficial, informou que conduzirá a nomeação de Cassiano Maia, em caráter interino, à Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL).

A medida foi tomada mediante a prisão preventiva da vereadora licenciada Marisa Andrade Rocha, que servia como secretária na SEJUVEL.

A Administração Municipal comunica que a análise do caso está sendo conduzida junto à Assessoria Jurídica do Município, ressaltando a confiança no cumprimento da justiça e a mais breve resolução da investigação.

Nota Oficial da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Marisa pediu afastamento do seu cargo de vereadora para assumir a secretaria da SEJUVEL; caso ela seja exonerada, o documento – automaticamente – perde a validade e ela volta a ser vereadora da casa de leis e, Celso Yamagutti (PSDB), deixa o cargo.


Qualquer cidadão pode pedir a quebra de decoro parlamentar da vereadora Marisa Rocha (PTB), caso ela seja exonerada de seu cargo de secretária de esporte juventude e lazer.

ANDRÉ BACALAdiretor geral da Câmara de Vereadores de Três Lagoas


André Bacala, disse sobre o assunto, que Marisa Rocha poderá continuar como vereadora, tendo 3 opções:

Pedir uma licença para resolver seus assuntos judiciais, ficando afastada por 120 dias sem remuneração até que acerte sua situação com a justiça; se ela protocolar, a solicitação é encaminhada ao departamento jurídico da câmara que irá definir se o pedido pode ou não ser acatado.

Se Marisa continuar como vereadora, poderá ter o mandado revogado caso falte a 1/3 das sessões do ano (14 sessões). Uma observação que poder ser feita, é que quando o parlamentar não comparece à reunião, deixa de receber parte de sua remuneração.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Uma outra opção que ela tem é pedir à justiça o direito de participar das sessões, mesmo estando presa. Se receber autorização especial para deixar a cadeia durante o dia, poderá exercer as atividades parlamentares.

Se o processo tramitar em julgado e a vereadora afastada seja condenada, ela perderá o Mandato, automaticamente. Outra forma disso acontecer é “se qualquer membro da sociedade solicitar quebra do decoro parlamentar“.

O pedido irá para votação na Câmara Municipal e os vereadores decidirão se efetivam ou não, o pedido só terá validade caso 1/3 dos parlamentares votarem a favor (6 do total de 17 vereadores em Três Lagoas).

Imagem: ///Reprodução

Imagem: ///Reprodução/// Marisa Rocha /// Celso Yamagutti

André Bacalá em entrevista com Romeu de Campos /// Arquivo Rádio Caçula FM 96,9

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Farmácia Popular: veja se seu CPF foi usado por golpistas

Ao comprar um medicamento pelo "Programa Farmácia Popular", você já ouviu a frase:"- Seus dados já estão cadastrados". Após a recente revelação de uma...

Conheça o projeto que encaminha alunos da APAE para o mercado de trabalho

Nesta quarta-feira (17), o Programa ‘Hora da Notícia’ apresentado por Fábio Campos, foi palco para debates a respeito da ‘Sala de Qualificação’, um projeto...

Senador celebra aprovação da PEC sobre drogas

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) afirmou em pronunciamento nesta quarta-feira (17) que a aprovação da PEC sobre drogas (PEC 45/2023) no Senado consiste em...