27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de março, 2024

Celso Yamagutti poderá deixar cargo de vereador, que voltará a ser de Marisa Rocha, mesmo presa

Secretária foi presa pelo GAECO, na tarde de quarta-feira (06) em Três Lagoas.

Marisa pediu afastamento do seu cargo de vereadora para assumir a secretaria da SEJUVEL mas caso ela seja exonerada volta a ser vereadora, Celso Yamagutti (PSDB), deixa o cargo.

16/03/2019 10h46
Por: André Rodrigues

Secretária foi presa na tarde de quarta-feira (06) em Três Lagoas, pelo GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. A Prefeitura de Três Lagoas, por meio de Nota Oficial, informou que conduzirá a nomeação de Cassiano Maia, em caráter interino, à Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL).

A medida foi tomada mediante a prisão preventiva da vereadora licenciada Marisa Andrade Rocha, que servia como secretária na SEJUVEL.

A Administração Municipal comunica que a análise do caso está sendo conduzida junto à Assessoria Jurídica do Município, ressaltando a confiança no cumprimento da justiça e a mais breve resolução da investigação.

Nota Oficial da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Marisa pediu afastamento do seu cargo de vereadora para assumir a secretaria da SEJUVEL; caso ela seja exonerada, o documento – automaticamente – perde a validade e ela volta a ser vereadora da casa de leis e, Celso Yamagutti (PSDB), deixa o cargo.


Qualquer cidadão pode pedir a quebra de decoro parlamentar da vereadora Marisa Rocha (PTB), caso ela seja exonerada de seu cargo de secretária de esporte juventude e lazer.

ANDRÉ BACALAdiretor geral da Câmara de Vereadores de Três Lagoas


André Bacala, disse sobre o assunto, que Marisa Rocha poderá continuar como vereadora, tendo 3 opções:

Pedir uma licença para resolver seus assuntos judiciais, ficando afastada por 120 dias sem remuneração até que acerte sua situação com a justiça; se ela protocolar, a solicitação é encaminhada ao departamento jurídico da câmara que irá definir se o pedido pode ou não ser acatado.

Se Marisa continuar como vereadora, poderá ter o mandado revogado caso falte a 1/3 das sessões do ano (14 sessões). Uma observação que poder ser feita, é que quando o parlamentar não comparece à reunião, deixa de receber parte de sua remuneração.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Uma outra opção que ela tem é pedir à justiça o direito de participar das sessões, mesmo estando presa. Se receber autorização especial para deixar a cadeia durante o dia, poderá exercer as atividades parlamentares.

Se o processo tramitar em julgado e a vereadora afastada seja condenada, ela perderá o Mandato, automaticamente. Outra forma disso acontecer é “se qualquer membro da sociedade solicitar quebra do decoro parlamentar“.

O pedido irá para votação na Câmara Municipal e os vereadores decidirão se efetivam ou não, o pedido só terá validade caso 1/3 dos parlamentares votarem a favor (6 do total de 17 vereadores em Três Lagoas).

Imagem: ///Reprodução

Imagem: ///Reprodução/// Marisa Rocha /// Celso Yamagutti

André Bacalá em entrevista com Romeu de Campos /// Arquivo Rádio Caçula FM 96,9

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga os nossos canais no Whatsapp (clique aqui) ou no Google Notícias (clique aqui)

Veja também

Suzano retira mais de 51 mil pessoas da linha de pobreza em três anos

Somente em 2023, a companhia investiu R$ 49,3 milhões em iniciativas sociais, como mostra o Relatório de Sustentabilidade anual. A Suzano, maior produtora mundial de...

Ministro Waldez Góes participa da abertura da Caravana da Sudeco em Campo Grande nesta semana

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participará da abertura da segunda Caravana Sudeco em Campo Grande. Os atendimentos da Sudeco...

DETRAN de MS oferece primeiro emplacamento de veículos diretamente pelo site

A diretora de Registro e Controle de Veículos, Priscila Rezende, em entrevista ao "Linha Direta com a Notícia" explicou que o serviço facilita, principalmente para aqueles que moram longe, ou não tem tempo de ir na agência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS