19/10/2017 14h47

Menos de 10% dos eleitores realizaram o cadastramento biométrico em Três Lagoas

 
Por: Ana Carolina Kozara
 
 

Publicidade

A menos de um ano das eleições 2018, a procura pelo cadastramento biométrico dos eleitores três-lagoenses continua baixa, isso de acordo com Juliane Guimarães, chefe de cartório da 51º zona eleitoral.

O cadastro teve inicio em novembro de 2016 e até o momento, apenas sete mil eleitores realizaram o procedimento em Três Lagoas. Atualmente existem 75,6 mil eleitores na cidade.

Juliane disse que a biometria é uma evolução para o processo eleitoral brasileiro, a tecnologia irá conferir ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. A chefe do cartório afirmou que o processo garante que o eleitor não será fraudado e terceiros não podem votar no lugar do eleitor.

Cadastramento

Para fazer o cadastramento, as pessoas em idade eleitoral devem procurar o cartório com um documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título.

Para os homens que irão solicitar o primeiro título o documento é necessário que leve também a certidão de alistamento militar comprovando a quitação.

Conforme o TRE-MS, a carteira de motorista não é valida porque o documento não comprova a nacionalidade.

Serviços

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h no Cartório Eleitoral localizado na rua Alfredo Justino, 1100 – Centro.

Envie seu Comentário