26 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Governador garante ir até últimas consequências para que UFN3 pague empresários credores e aponta novidades para Três Lagoas

27/02/2015 – Atualizado em 27/02/2015

Em seu último compromisso no Município, Reinaldo Azambuja (PSDB) falou sobre o calote praticado pelo consórcio contratado pela Petrobrás para as obras da UFN3, ouviu pauta de reivindicações da ACI/TL e do SRTL e apresentou novos projetos e medidas para Três Lagoas e o Bolsão.

Por: Érika Moreira

Pontualmente às 15h30 o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), finalizou sua agenda de compromissos em Três Lagoas, nesta sexta-feira (27). No encontro ocorrido no Campus I da UFMS, o Líder Estadual do Executivo ouviu, através do presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACI/TL), Atílio D’agosto, a pauta de reivindicações dos proprietários de empresas que sofrem com o calote do consórcio da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), da Petrobrás. Reinaldo também escutou pedidos do presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL), Marco Garcia de Souza. O governador aproveitou a oportunidade para expor novos projetos para o Município e região.

“Pedimos um norte a esses empresários que confiaram na Petrobrás. Muitos contraíram dívidas, patrocinaram qualificações, ampliaram seu negócio para atender ao consórcio da UFN3. Hoje amargam o calote”, iniciou Atílio a pauta.

Além da solução para o pagamento dos credores da UFN3, o presidente da ACI/TL, apresentou questões que podem levar Três Lagoas de volta ao ritmo de desenvolvimento vivido em anos anteriores. “Quero aproveitar essa oportunidade para ouvir de Vossa Excelência sobre alguns pontos que, se acionados, podem trazer nossa Cidade novamente ao progresso. Como é o caso das ampliações da Fíbria e da Eldorado, agilidade na liberação dos licenciamentos ambientais para novas indústrias, redução do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) e redução no valor cobrado pelo litro dos combustíveis”.

Já o presidente do SRTL, reivindicou obras de logística para o escoamento da produção rural, não só de Três Lagoas, mas de todo Mato Grosso do Sul. “Gostaríamos de saber do nosso Governador se há projetos relacionados à conclusão dos 90 quilômetros restantes da MS-320, pois ela reduz em 120 quilômetros o trajeto entre Chapadão do Sul/Costa Rica, importantes produtores de soja, ao estado de São Paulo. Além da pavimentação asfáltica na MS-040, que liga Brasilândia(MS) a esse Estado vizinho. Outro ponto importante, é sobre um ICMS diferenciado nesta região por se tratar de área fronteiriça ao Estado já citado”.

RESPOSTAS DO GOVERNADOR

UFN3

“Estive no Rio de Janeiro na sede da Petrobrás, porém o momento daquela empresa é de total reestruturação. Mesmo assim, estamos finalizando a peça jurídica que dará sustentação para este dolo. De posse do processo elaborado, iremos até as últimas consequências para que cada um dos débitos contraídos pelo consórcio contratado pela Petrobrás seja saldado”, disse Azambuja.

Segundo o governador a elaboração total do processo ocorrerá em poucos dias. Azambuja também prometeu empenho para que os 17% das obras restantes sejam concluídos. “Essa obra não é importante apenas ao Mato Grosso do Sul. O Brasil importa hoje 60% de fertilizante nitrogenado. Durante minha reunião com representantes da Petrobrás eles prometeram nos apresentar até final de março novo modelo de continuidade das obras. Segundo eles, os 17% que faltam para conclusão serão fatiados entre várias empresas, que retomarão os serviços”.

LOGÍSTICA

O governador apontou novidades para a região de Três Lagoas quanto à logística (armazenagem, distribuição e transportes de mercadorias e serviços). “Estive com o ministro de transportes, Antonio Carlos Rodrigues. Ele me garantiu que as obras da Ferrovia Norte Sul serão iniciadas no meio do ano. Nessa primeira etapa, os trilhos ligarão o estado de São Paulo à Dourados (MS)”, iniciou.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Segundo Azambuja, a ponte que liga Três Lagoas à Castilho (SP) será concluída entre maio e junho deste ano.

Outros pontos salientados pelo governador sobre logística foram – a recuperação de estradas e pontes do Estado, a construção efetiva de um modal e a redução das alíquotas dos combustíveis. “Iremos terceirizar o serviço de conservação das rodovias estaduais e remodelar a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) para que ela atue, junto com os municípios, na manutenção das estradas vicinais. Com a conclusão da nova ferrovia, a hidrovia Paraná-Tietê e rodovias pavimentadas/conservadas teremos o tal sonhado modal de transporte para o Estado. Estamos buscando com o BID (Banco Internacional de Desenvolvimento) recursos para trocar as pontes de madeira ainda existentes em MS”.

“Também faz parte de nosso planejamento reduzir as alíquotas dos combustíveis, porém estaremos atentos quanto à margem de lucro praticada pelos proprietários dos postos de combustíveis”, finalizou.

AMPLIAÇÕES

Azambuja garantiu que, em breve, as ampliações das maiores fábricas do Mundo de Celulose, localizadas no Município serão iniciadas. “Estivemos reunidos com representantes da Fíbria e da Eldorado. Ambos me assinalaram que em breve as obras serão iniciadas. Hoje temos produção de eucalipto sobrando. Uma parte dela irá para a indústria moveleira, mas ainda assim necessitamos destas ampliações para ampliar nossa produção industrializada”.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Segundo Azambuja, Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do Brasil que unificou as pastas das Secretarias de Meio Ambiente com a de Desenvolvimento. “Sempre fomos a favor da desburocratização da liberação de Licenças Ambientais. Para isso, unificamos as duas pastas e hoje, nosso secretário, Jaime Verruck, visa garantir agilidade e transparência nos processos licenciamento”.

O governador finalizou sua visita explicando que seu governo está em fase de elaboração dos planejamentos para os quatro anos de mandato. “Temos montado os projetos para os quatro anos seguindo uma lista de prioridades. Estou confiante naquilo que estamos produzindo. Em breve, estarei expondo esses planejamentos, assim como buscando de vocês outros que entrarão em nossa lista”, finalizou Azambuja

Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas no Parque São Carlos

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada no local, onde conduziu às vítimas até a unidade de saúde.

Traficante de 18 anos é preso pela Força Tática durante patrulhamento pelo São Jorge

Suspeito foi encontrado em um ponto, frequentado por usuários no momento em que realizava a venda de porção de crack à uma pessoa.

Quinteto acusado de compor “Tribunal do Crime” e de tentativa de homicídio passam por júri popular

Acusados foram julgados durante esta quarta-feira (17), em um julgamento que durou aproximadamente 10 horas.