22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Donos de casas populares adquiridas com contrato de gaveta, podem regularizar a situação em Três Lagoas

18/01/2017 – Atualizado em 18/01/2017

O Programa Morar Legal Regularização é destinado a pessoas que compraram imóvel por meio de contrato e ainda não possui a legalidade perante o governo

Por: Rayani Santa Cruz

A Defensora Pública Dr. Rita de Cassia do Fórum de Três Lagoas, esteve nos estúdios da Rádio Caçula, onde falou sobre o programa do Governo Estadual: Morar Legal Regularização.

Conforme a Defensora, a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), junto ao governo estadual está dando uma oportunidade para os proprietários de imóveis, oriundos de contratos de gaveta.
A Dr. Rita de Cassia explicou que a LEI nº 4.857 – Morar Legal Regularização – Institui o Programa de Regularização de Contratos de Imóveis, pertencentes ou incorporados à carteira imobiliária da Agência, com isso as pessoas poderão regularizar os seus contratos e obterem a escritura de seus imóveis, bem como quitar seus débitos com o Governo.

Em Três Lagoas foram 658 pessoas beneficiadas com uma casa da Agehab, e a defensoria acredita que pelo menos 30% dos imóveis esteja em situação de contrato de gaveta, ou seja, os contemplados venderam as casas por algum motivo e agora as pessoas que compraram tem a chance de regularizar a situação com o projeto.

O programa morar legal é válido para contratos assinados até o dia 31 de dezembro de 2014. As pessoas que efetuaram os contratos de gaveta com ou sem firma reconhecida, devem procurar o setor de Defensoria Pública de Três Lagoas para iniciar o cadastro e levantamento de documentação.

O prazo para regularizar administrativamente a situação vai até o inicio de maio de 2017, e conforme a Dr. Rita de Cassia, existe uma preocupação da defensoria devido a baixa procura para das pessoas nesta situação.

Isso não é válido para as pessoas que invadiram os imóveis segundo a Defensora. Ela também disse que os primeiros beneficiados que venderam suas casas, não terão direito a participar de quaisquer programas de moradias proporcionados pelo Governo, como prevê a legislação.

Os bairros Violetas I e II, Vila Verde, Jardim das Orquideas, Jardim Girassóis, Jardim das Violetas, Jardim dos Lírios, Jardim das Hortências, Jardim das Oliveiras e Lote Moradia Três Lagoas são apontados pela Agehab como tendo casas populares e possivelmente com moradores em situação irregular.

O contribuinte deve procurar a Defensoria Pública de Três Lagoas, munido de documentos, localizada na rua Zuleide Peres Tabox, s/n, Centro, das 7h30 às 10h e das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira.

A Defensora Pública Dr. Rita de Cássia, falou sobre a importância da regularização de documentos, para quem possui contrato de gaveta.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...