19.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Comissão especial analisará PEC que limita gastos do governo de MS

25/03/2017 02h38

Projeto do teto de gastos já foi aprovado em primeira votação no plenário.

Comissão irá analisar todos os projetos de emenda à constituição (PECs).

Por: Redação

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul criaram uma comissão especial para analisar projetos de emenda à constituição (PECs), entre elas o que limita os gastos do governo estadual. A criação da comissão foi publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial do Poder Legislativo.

A nova comissão tem como membros titulares os deputados Coronel David (PSC), Maurício Picarelli (PSDB), Renato Câmara (PMDB), Eduardo Rocha (PMDB) e João Grandão (PT). Já os suplentes são os deputados Onevan de Matos (PSDB), Rinaldo Modesto (PSDB), George Takimoto (PDT), Paulo Siufi (PMDB) e Pedro Kemp (PT).

O projeto do teto de gastos já foi aprovado em primeira votação, em plenário, quando é avaliada a constitucionalidade da matéria. Além de passar pela comissão especial, ele terá que ser aprovado em segunda discussão no plenário, antes de seguir para sanção do governador Reinaldo Azambuja.

A proposta cria um teto de gastos para o governo durante os próximos dez anos para que o estado restabeleça o equilíbrio fiscal.

Um projeto, dois títulos
Para a oposição, é um “PEC do fim do mundo”, que acabará com a autonomia dos poderes e fará um engessamento no social, congelando as despesas primárias por dez anos, como o pagamento de salários e despesas de benefícios da aposentadoria.

Já para a base governista, é o “PEC da responsabilidade”. Eles enfatizam que aumentos salariais serão possíveis, desde que haja elevação na arrecadação estadual.

De acordo com a proposta, o crescimento dos gastos nesse período será restrito à aplicação do IPCA, acumulado no período de 12 meses, acrescido de 20% do crescimento real da Receita Corrente Líquida. O percentual poderá ser elevado em até 50% a depender do comportamento da receita.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...