23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Cidades de 100 mil habitantes poderão ter segundo turno

28/02/2015 – Atualizado em 28/02/2015

Entre os projetos, estão o que prevê o fim das coligações para eleições proporcionais; o que modifica as regras de desincompatibilização de membros do Executivo para disputar eleições.

Três itens da reforma política devem ser votados no Senado na próxima semana. É o que indica a realização de segundo turno nas eleições municipais em cidades a partir de 100 mil habitantes.

Por: Com informações da Gazeta do Povo

O relator da reforma política na Câmara Federal, deputado Henrique Fontana (PT-RS), vai propor que as eleições ocorram em dois turnos em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Hoje, pela lei brasileira, o segundo turno só é possível em capitais ou quando o município tem pelo menos 200 mil eleitores registrados. A proposta de Fontana faz parte de um pacote de mudanças que o relator anunciou ontem.

A segunda mudança prevista pelo relatório diz respeito às filiações partidárias. O relator reduz o prazo mínimo de filiação para que o candidato possa disputar a eleição, que passa de um ano para seis meses.

Outra mudança atinge o critério de distribuição dos recursos para o financiamento público das campanhas. O relator am­­­pliou a faixa de distribuição igualitária das verbas entre todos os partidos de 20% para 25%.

Com isso, a repartição dos recursos ficará da seguinte forma: 10% aos partidos que elegerem pelo menos um deputado federal; 10% aos partidos que elegerem pelo menos 10 deputados federais; e 5% igualitariamente entre todos os partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os outros 75% dos recursos seriam distribuídos conforme o número de votos obtidos pelo partido na última eleição.

A última modificação feita por Fontana em seu relatório trata da apresentação de projetos de lei pela iniciativa popular, que dependerá de 500 mil assinaturas. As adesões, segundo a proposta, poderão ser recolhidas de forma digital.

O relator instituiu ainda o regime de tramitação prioritária para esses projetos, caso obtenham o dobro de assinaturas exigidas. Ou seja, 1 milhão. Atual­­­mente, a lei prevê que um projeto de iniciativa popular só possa tramitar no Congresso se obtiver as assinaturas de 1% do eleitorado nacional (atualmente, pouco mais de 1,3 milhão de pessoas).

Por fim, Fontana mantém os principais pontos da reforma que já haviam sido divulgados: a instituição do financiamento público das campanhas eleitorais e o sistema de votação misto para deputados federais, estaduais e vereadores, em que o eleitor votará em dois candidatos.

Por esse modelo, o eleitor escolherá um candidato nominalmente, como ocorre atualmente, e votará também em um partido, que apresentará uma lista fechada de candidatos. Fontana diz que tem o apoio de partidos de médio porte, como PSB, PDT, PPS, PV e PCdoB. Porém, PMDB, PSDB e DEM não concordam com esse modelo. O DEM quer o voto puro em lista pré-ordenada.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

O PMDB quer o voto majoritário em deputados e o PSDB, o voto distrital.

O PT organiza, para a véspera da votação, prevista para a próxima quarta-feira, um amplo ato político de apoio à reforma, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de entidades representativas da sociedade civil, como Ordem dos Advo­­­ga­­dos do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), União Nacional dos Estu­­­dantes (UNE) e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

A reforma política está sendo analisada simultaneamente na Câmara dos Deputados e no Senado. As propostas feitas nas duas Casas são diferentes em vários aspectos.

Henrique Fontana

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trabalhador castilhense sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima estava em uma moto, quando bateu em um Fiat Uno que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.

Reiniciadas buscas de funcionário de fazenda que teria se afogado na região do Alto Sucuriú

Trabalhos foram retomados pelo Corpo de Bombeiros de Três Lagoas no início da manhã desta sexta-feira (29).