27.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Celso Yamaguti, Secretário de Meio Ambiente e Agronegócio falou sobre manutenção das lagoas da cidade

16/01/2017 – Atualizado em 16/01/2017

Além, disso ele afirmou que o embelezamento de canteiros públicos, junto ao plantio de árvores é importante

Por: Rayani Santa Cruz

Celso Yamaguti – Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio participou do programa “Linha Direta com a Notícia” desta segunda-feira (16), onde abordou sobre projetos e planos para desenvolver a sustentabilidade e educação ambiental em Três Lagoas.

O Secretário tem a seguinte formação: Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestrado em fitotecnia (Agronomia) pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Funcionário Público Estadual pela Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio incumbe, diversos planejamentos como, articulação com os órgãos municipais, estaduais e federais do sistema nacional do meio ambiente, para desenvolver ações preservação física e ambiental e de combate à poluição em qualquer de suas formas; programas de educação ambiental; proposta da política de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável do município, visando promover a proteção, a conservação e a melhoria da qualidade de vida da população três-lagoense; entre outros.

Lagoas da cidade

Segundo o Secretário Yamaguti, será costurado junto aos governos estaduais e federais um acordo para requisição de verbas, para utilizar na manutenção das três lagoas localizada na cidade.

Em relação a limpeza e manutenção da Lagoa Maior, cartão postal da cidade, ele disse que existe uma grande preocupação haja vista que é um ponto de turismo. Ele explicou que os reeducandos do sistema prisional fazem a limpeza da área.

O Secretário explicou que na gestão anterior, foi feito uma licitação em relação a contratação de uma empresa para planejar o manejo da fauna da Lagoa Maior e já existe uma empresa vencedora, faltando apenas a homologação.

Para ele os prós e contras tem que ser discutido em Audiência Pública, com órgãos responsáveis e com a população. Na opinião do Secretário, deve ter um estudo aprofundado e discutido com a sociedade, já que o aumento populacional das Capivaras da lagoa está exorbitante e não existe um predador natural que dê conta de fazer esse controle. Para ele o plano de manejo que irá determinar se há a real necessidade de retira-las do local, impactos da retirada, para onde serão levadas, o impacto delas na região que forem reacomodadas.

Para ele deve-se pensar como um todo, e analisar com pesquisadores e especialistas a situação das Capivaras e Jacarés de papo amarelo que moram no local. Ele citou também a importância da pesquisa por amostragem para saber se existem carrapatos nas Capivaras, e se os mesmo podem estar contaminados com a bactéria que transmite a febre maculosa.

Quando questionado sobre a vazão de água da segunda lagoa, que algumas vezes invade as casas ao redor quando chove, ele disse que existe uma bomba de sucção que está impedindo o alagamento dos imóveis.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Embelezamento da cidade

Sobre os jardins e manutenção do “embelezamento” da cidade, Celso Yamaguti afirmou que isso é uma grande preocupação e logo deverá se reunir com a diretoria do Sindvarejo (Sindicato dos Varejistas de Três Lagoas) por exemplo ou Associação Comercial, para promover junto aos lojistas, um plantio de árvores na área central com uma ação conjunta. A questão das rotatórias e entrada da cidade é uma preocupação do Prefeito Angelo Guerreiro, segundo o secretário, já que esses canteiros seriam o cartão de visita de Três Lagoas, podendo ser plantado flores e árvores.

Sobre a Parceria Público Privada

O Secretário afirmou que existe uma Audiência Pública, marcada para o próximo mês em que irá se discutir uma possível PPP- Parceria Público Privada em Três Lagoas. Essa parceria elencaria uma empresa para fazer a manutenção de limpeza e recolhimento dos resíduos sólidos da cidade, por 35 anos.

Celso Yamaguti, diz que o posicionamento da pasta é sempre ouvir a população, e foi uma herança da administração passada, para ele essa discussão referente a PPP deve envolver cada cidadão três-lagoense.

Árvores da cidade

O gestor da pasta explicou que algumas árvores localizadas em canteiros públicos, são fontes de cupim, e existem algumas que estão com as raízes estourando as calçadas. Ele disse que muitas estão atrapalhando a fiação da rede elétrica, e neste caso deve ser podada para dar mais segurança.

Ele pediu que a população verifique, se as árvores em frente as suas residências está prejudicando a passagem dos pedestres, ou causando risco de alguma maneira. Quanto a questão de corte em casas particulares, deve ser solicitado a secretaria para haver a poda de árvore do setor.

O Secretário Celso Yamaguti, concluiu que existe a necessidade da transformação da cidade neste quesito, e que existe uma equipe competente para atender a demanda para que a secretaria seja atuante, dentro do município.


Celso Yamaguti - Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio participou do programa


https://youtube.com/watch?v=vJ9zt_pVeZc

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.

3ª Brigada Antiaérea de Três lagoas realiza solenidade em celebração ao Dia do Exército

Nessa sexta-feira (19) de abril, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea - Bateria Presidente Ernesto Geisel realizou solenidade em comemoração ao Dia do...

DEPTRAN realiza pré-cadastro para emissão de cartão para vaga especial no SCFV Tia Nega

Na manhã desta sexta (19), o Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN) de Três Lagoas, realizou uma palestra educacional a respeito do uso do cartão...