21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Câmara de Três Lagoas fará nota de repúdio à reforma da previdência

21/03/2017 09h51

Por: Ascom

A Câmara Municipal de Três Lagoas prepara moção de repúdio à reforma da previdência, proposta pela PEC 287, em tramitação no Congresso Nacional. Na última sessão, vários vereadores criticaram a proposta do governo federal, ao fazerem pronunciamentos na tribuna. Entre as mudanças, está a alteração da contribuição mínima de 15 para 25 anos, para dar direito à aposentadoria, e extinção da aposentadoria por tempo de serviço, passando a ser somente por idade – 65 anos – para todos os trabalhadores e trabalhadoras, sejam urbanos ou rurais, dos setores público ou privado.

O presidente da Câmara, vereador André Bittencourt, foi um dos que criticou a reforma previdenciária para todos os brasileiros e também disse ser favorável à manutenção da aposentadoria especial para os policiais, lembrando que estes saem para trabalhar e não sabem se voltam. Bittencourt disse que a Casa fará a nota por ter percebido que os vereadores são contrários às medidas apresentadas pelo Governo e espera que não haja qualquer rejeição à nota de repúdio, uma vez que vai ao encontro da luta e da vontade de todos os brasileiros. “Estamos atendendo a um anseio da sociedade, que tem mostrado ser contrária à reforma”.

O vereador Professor Flodoaldo também fez seu discurso, na semana passada, baseado na crítica à reforma. Ele disse que o governo fala de déficit, mas não informa que existem contribuições sociais para fins de seguridade, não sendo isso feito apenas pelas contribuições de patrões e empregados, e que estes recursos estão sendo usados para outros fins. “Esta reforma prejudica de forma catastrófica e gravíssima os direitos dos trabalhadores, principalmente porque a expectativa de vida do brasileiro não condiz com as novas regras”, opinou. Flodoaldo propôs que a Câmara fizesse nota oficial de repúdio ao projeto, o que está sendo elaborado e deverá ser encaminhado às bancadas de Mato Grosso do Sul no Senado e Câmara dos Deputados.

Gilmar Garcia também criticou a reforma da previdência, opinando que “será trágica, acabará com a aposentadoria dos trabalhadores, promovendo um golpe sobre estes. O déficit é uma balela para enganar os trabalhadores, pois os recursos de contribuição previdenciária são gastos até com futebol e não são usados na previdência. Também visariam beneficiar os grandes banqueiros e planos de previdência privada, dentro de um movimento neoliberal no mundo”, afirmou o vereador.

O vereador Sargento Rodrigues também fez discurso contra as novas regras e lembrou que policiais militares e bombeiros, devido ao caráter do trabalho que executam, deveriam continuar com situação diferenciada para aposentadoria.

Luiz Akira concorda que algumas alterações serão necessárias, mas acredita que a sociedade precisa ser ouvida e que o assunto deverá melhor debatido antes de ser votado.

O ter da nota de repúdio será discutido entre os vereadores, para expressar a totalidade do pensamento a respeito das mudanças propostas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ex não aceita fim de relacionamento e causa dano em motocicleta de mulher

Uma briga entre duas mulheres que possuíam um relacionamento virou caso de polícia na noite desta quarta-feira (27). A Polícia Militar precisou ser chamada e...

Após se assustar com carro, motociclista sofre queda no Centro

Na tarde desta quarta (27), uma mulher sofreu uma queda após se assustar com um carro no cruzamento das ruas Munir Thomé e Generoso...

Veja o que abre e o que fecha em Três Lagoas durante o ponto facultativo e feriado

Na próxima quinta-feira, 28 de março, e sexta-feira, 29 de março, diversos setores públicos e privados estarão fechados por conta do Ponto Facultativo e...