16.9 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Câmara aprova resolução para acelerar processos de investigação

13/02/2019 10h52
Por: Deyvid Santos

Os vereadores de Três Lagoas aprovaram o Projeto de Resolução nº 001 de 08 de fevereiro de 2019, o qual “altera dispositivos da Resolução nº 02 de 06/04/2004, que ‘Dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal”. O projeto foi aprovado após solicitação de regime de urgência, pelo vereador Jorginho do Gás.

Com a medida, ficam definidas as atribuições das comissões temporárias que têm como principal finalidade as investigações feitas pelo Poder Legislativo, assim como a possível representação oficial da Câmara.

A principal alteração é o estabelecimento da Comissão de Investigação (CI), que poderá ser criada com exclusiva atribuição de apurar, em prazo determinado, denúncias encaminhadas pelo Ministério Público Estadual ou Poder Judiciário. Sua instalação imediata terá como objetivo sistematizar o andamento de pelo menos 30 denúncias já protocoladas pelo MPE, na Câmara, as quais estão distribuídas entre alguns vereadores membros de comissões permanentes da área afim.

Na tribuna, o presidente André Bittencourt solicitou que todas as denúncias em apuração sejam devolvidas à Casa até a próxima semana, independente de já estarem ou não avançadas.

Segundo ele, a CI tem como meta acelerar as investigações já protocoladas e apresentar respostas concretas, seja propondo a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Comissão Processante (CP) ou propondo o arquivamento das mesmas, de forma a apresentar resultado ao MPE ou Justiça, cumprindo o poder/dever de investigar do Poder Legislativo.

A CI será instaurada com todo o suporte que solicitar à Câmara Municipal e será composta por três membros indicados pelas lideranças ou blocos parlamentares, atendendo à proporcionalidade partidária. A relatoria e a presidência da CI serão definidas pelos membros.

Salário da educação

Os vereadores também aprovaram o projeto de lei n° 02, que dispõe sobre a revisão salarial geral anual dos servidores da educação municipal.

Após a aprovação, já acordada com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinted), os servidores administrativos, comissionados e efetivos terão reajuste de 4,17%. Já o pessoal do magistério, receberá 4,17% relativos ao reajuste salarial nacional, acrescido de 1,3% referente à política salarial de Três Lagoas, totalizando 7,37% de reajuste.

A data-base da categoria é 1º de janeiro e a lei terá efeitos retroativos.

Informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Três Lagoas

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.