21.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

70 empresas fornecedoras do consórcio UFN 3 formam grupo e querem reaver R$ 120 milhões em dívidas

23/11/2018 10h17
Por: Ana Carolina Kozara

Um grupo, com 70 empresas credoras do consórcio Sinopec/Galvão Engenharia, foi formado e acompanha de perto a questão da recuperação judicial, pois pretende reaver cerca de R$ 120 milhões em valores não repassados.

O consórcio entre a chinesa Sinopec e a brasileira Galvão Engenharia era responsável pela construção da fábrica UFN 3 (unidade de fertilizantes nitrogenados), em Três Lagoas (MS), cujas obras estão paralisadas. As obras começaram em 2011 e foram interrompidas em dezembro de 2014, com cerca de 85% concluídas, quando a Petrobras rescindiu o contrato alegando não-cumprimento de pontos do acordo. O que restou, desde então, foram o desemprego em m assa e uma grave crise financeira para as empresas parceiras do consórcio.

Em agosto, na Justiça do Rio, foi iniciado o pedido de recuperação judicial da Sinopec Brasil. Na opinião dos credores, a companhia asiática faz propostas descabidas, como por exemplo: 15% do crédito à vista ou 30% a receber em dez anos.

A Petrobras, por seu lado, pretende vender a unidade e já abriu conversas com grupo russo Acron.

A UFN 3 é um complexo de fertilizantes com capacidade de produção de 761,2 mil t/ano de amônia e 1.223 mil t/ano (3.600 t/dia) de ureia granulada a partir de 2,24 MM m3/d de gás natural, proveniente do Gasbol.

A unidade tem como objetivo aumentar a oferta interna de fertilizantes nitrogenados, reduzir a necessidade de importação desses produtos e agregar valor e flexibilidade ao negócio de gás e energia.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...