19.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Vereadores devem instaurar CPI para apurar contrato da coleta de lixo

23/05/2017 14h38

CPI está sendo proposta pelo vereador Renée para apurar irregularidades no contrado assinado entre a administração de Guerreiro e a Financial

Por: Silvio Domingos

O vereador Renée Venâncio (PSD) está colhendo assinaturas dos colegas parlamentares para instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar suposta irregularidades referentes ao contrato emergencial com a empresa Financial Ambiental para a coleta de lixo no município.

O contrato garantiu que a empresa ficasse responsável pela coleta de lixo por mais três meses, até uma nova licitação. Segundo o vereador Reneé, a administração municipal precisaria da autorização da Câmara para realização desse contrato com a Financial, o que não foi feito.

Também deverá ser apurado pela CPI, porque uma empresa que ofereceu o menor valor não foi contratada pela administração municipal.

O vereador Renée protocolou o pedido da CPI na última sexta-feira (19), mas chegou ao conhecimento de todos os vereadores nesta segunda-feira (22). Até o início da tarde desta terça-feira (23), o requerimento já contava com dez assinaturas. A legislação da Câmara exige que para a instauração da CPI eram necessárias apenas sete assinaturas.

Além do vereador Renée, também assinaram os vereadores Davis Martinelli Leal dos Santos (PROS), Ivanildo Teixeira de Faria – Apóstolo Ivanildo (PSB), Gilmar Garcia Tosta (PSB), Flodoaldo Moreno Junior (Solidariedade), Adriano Cezar Rodrigues – Sargento Rodrigues (PSC), Marisa Andrade Rocha (PSB), Isabel Cristina Ferreira da Silveira (Solidariedade) e Antônio Rialino Medeiros de Araújo (PT do B) e existe ainda a possibilidade do vereador Wellington Ricardo de Jesus – Cascão (PDT), também assinar o documento, conforme já declinou.

O vereador Davis, que participou do programa Linha Direta com a Notícia com Romeu de Campos, na Rádio Caçula, afirmou que o objetivo não é caçar o prefeito e sim apurar o que realmente aconteceu. “Não estamos falando em cassação, mas como vereadores precisamos fiscalizar os atos do executivo”, comentou.

Ele explicou ainda que a instauração da CPI também segue uma orientação do promotor de Justiça de Três Lagoas, Fernando Lanza, que teria apontado supostas irregularidades e pedido que a Câmara apurasse os fatos. “Isso nos fortalece ainda mais para a instauração dessa CPI”, afirmou Davis.

A reportagem encaminhou um e-mail para Assessoria de Imprensa da Prefeitura pedindo o posicionamento da administração municipal sobre essa CPI. Até a publicação da matéria no site não houve retorno.

No entanto, o prefeito na tarde de ontem o prefeito expressado gostaria essa CPI fosse formada para ele se defender mesmo. Nesta terça-feira, Guerreiro também tinha uma agenda com alguns vereadores, mas teve que ser cancelada em virtude um compromisso da administração em Campo Grande/MS.

O que é CPI

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é um organismo de investigação e apuração de denúncias que visa proteger os interesses da coletividade (da população brasileira).

A CPI é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo (Câmara de Deputados Federais e Estaduais ou Vereadores), que transforma a própria Câmara Parlamentar em uma comissão, que é nomeada pelos membros da Câmara, sendo assim, a comissão vai agir em nome da instituição, realizando um inquérito ou uma investigação. Concluída, a CPI aponta ou não os culpados e suas penas.

A CPI possui acesso ao funcionamento da máquina burocrática, analisa a gestão do bem público e toma medidas necessárias para sua correção e punição dos culpados, caso algo esteja realmente errado.

Vereador Renée em um novo embate com o prefeito Angelo Guerreiro

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...