33.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Resolução de homicídios em Três Lagoas supera a de países europeus

15/01/2019 10h07
Por: Deyvid Santos

Na contramão do crescimento nacional da violência, a comarca de Três Lagoas apresentou em 2018 uma queda de 16% nos crimes de homicídio doloso consumado, quando comparado com o ano de 2017, ocupando o primeiro lugar no ranking dos municípios de Mato Grosso do Sul que mais reduziram os índices de criminalidade, ao lado de Dourados e de Nova Andradina.

De acordo com dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Mato Grosso do Sul teve no ano passado o índice de 62% de resolução dos homicídios, sendo o Estado com o maior percentual de êxito nas investigações de crimes dolosos contra a vida do país.

Três Lagoas, contudo, segundo os dados levantados pelo Núcleo Regional de Inteligência da Polícia Militar, além de diminuir os casos de homicídios consumados no ano de 2018, conseguiu outro feito: o de atingir a surpreendente taxa de 96% de esclarecimento desses mesmos delitos, superando o já considerável percentual de 90% de elucidação obtido nos anos de 2016 e de 2017. Isso quer dizer que apenas 1 caso de homicídio no município ficou sem elucidação durante todo o ano passado.

Referida comarca, deste modo, supera a taxa de resolução de crimes de países tidos como desenvolvidos, entre eles, Estados Unidos (65%), França (80%) e Reino Unido (90%). Além deste feito histórico a se celebrar.

Para o juiz da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas e corregedor dos presídios da comarca, Rodrigo Pedrini Marcos, “os números apresentados pela cidade são fruto da integração das forças de segurança, e do investimento feito no setor de inteligência da polícia militar, o que já está em consonância com as novas políticas nacionais de segurança pública do governo federal pelo Ministério da Justiça”.

Ressalta o magistrado que no ano de 2018 houve três grandes operações policiais conjuntas, que elucidaram crimes de homicídios e correlatos cometidos por integrantes de facções criminosas (Katagogís, Hidra de Lerna e Nêmesis) e contribuíram sobremaneira para o efetivo combate à criminalidade.

Pedrini destaca, igualmente, que “a diminuição da criminalidade possui relação direta com o crescimento da taxa de resolução de crimes. À medida que há a devida resposta das polícias, do Ministério Público e do Poder Judiciário aos crimes cometidos na comarca, enfraquece-se o sentimento de impunidade e, por consequência, diminuem-se os casos de infração à lei penal”.

Informações do site do TJ-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano e SEST SENAT prorrogam inscrições do programa Escola de Motoristas até o dia 10 de maio

Voltado preferencialmente para mulheres, projeto irá ofertar, nesta primeira etapa, 24 vagas no curso de formação para o setor de logística florestal; Ao final da formação, aprovados(as) receberão uma gratificação de R$ 1,4 mil.

Ex-namorado que botou fogo em apartamento “por ciúmes” é preso no Novo Oeste

Suspeito, sob efeito de álcool e cocaína ainda tentou fugir da equipe policial, porém foi detido na manhã desta quinta-feira (25).

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...