22.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Remédio “fitoterápico” que pode causar morte continua à venda em TL mesmo após denúncia em Rede Nacional

24/01/2015 – Atualizado em 24/01/2015

WhatsApp Repórter: Internauta denuncia venda do suposto remédio “fitoterápico” em Três Lagoas (MS). Tido como milagroso contra dores no corpo Leite da Moreira pode levar à morte.

Por: Cristiane Ruiz

Esta matéria é endereçada aos comerciantes de Três Lagoas que ainda insistem em comercializar por R$ 50,00 o Leite da Moreira, remédio tido como fitoterápico para combater dores no corpo, mas que pode levar à morte.

Com a ajuda da cidadã treslagoense Glaúcia Robert, a equipe de jornalismo da Rádio Caçula, obteve informações de que o remédio ainda é comercializado, nas proximidades da escola “Jomapi”, mesmo após denúncia em Rede Nacional, através do Fantástico, semanal da Rede Globo, exibido no dia 18 de janeiro.

De acordo com Gláucia, sua mãe tomou três comprimidos antes do Natal de 2014, pois queira eliminar dores no corpo e mesmo com uma baixa dose do Leite da Moreira, a senhora desencadeou um forte tosse com secreção amarelada, que não a deixa dormir.

A idosa foi internada duas vezes, ficando no hospital aproximadamente oito dias e, no momento, passa por exames cardíacos para confirmar os efeitos colaterais do medicamento.

Em consulta médica, preliminarmente, o profissional que a atendeu afirmou que a tosse não está relacionada a possíveis problemas no pulmão,

ENTENDA O CASO

O Fantástico investigou e descobriu que a seiva da moreira, apesar de ser vendida como um produto natural, muitas vezes tem substâncias químicas que podem fazer mal à saúde.

O rótulo anuncia maravilhas. Cápsulas indicadas para dor de cabeça, bursite, picada de insetos, asma, sinusite, garganta inflamada, dor nas pernas, cólicas, varizes, pancadas, frieira, torcicolo, micoses, coceira, dor na coluna, celulite, distensão muscular, torção, luxação e rachadura dos pés.
Chama-se seiva da moreira ou leite da moreira. A fama do produto corre de boca em boca.

“Eu conheci o produto através de uma conhecida minha”, diz uma mulher.

Fantástico: E o que fez a Senhora tomar assim, acreditar que poderia ajudar?

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Mulher: Porque a minha colega tomou e se sentiu bem, aí eu tomei também.

“Ela inclusive me deu um vidro que a vizinha dela não ia usar mais, eu peguei e usei também”, conta o aposentado Itamar Fernandes da Rocha.

Na mesma embalagem que promete milagres, está escrito: fitoterápico. Ou seja: produto feito à base de plantas. Mas cuidado.

“Eu peguei e falei, vou usar, experimentar, o remédio é natural, não tem como fazer um efeito ruim”, conta Itamar.

Só que fez. “Minhas mãos ficavam com uma coceira violenta e uma temperatura altíssima, tinha que por gelo nas mãos para poder esfriar. E foi só parar de usar o remédio e desapareceu minha alergia”, conta o aposentado.

“Uma coisa que esse produto não é, é fitoterápico”, afirma um pesquisador.

A SUBSTÂNCIA

A moreira é uma planta nativa da América, ela tem no Brasil e em outros países”, explica a doutora em farmacologia pela UFMT Isanete Bieski.

O extrato dela é usado na medicina popular para tratar algumas inflamações. “A gente está estudando a atividade farmacológica para atividade antinflamatória”, diz a especialista.

Mas quando estas cápsulas, que supostamente contêm a seiva da moreira, trazem alívio ao usuário, o motivo pode não ter nada a ver com plantas medicinais. “Isso é uma fraude que utiliza a denominação de produto fitoterápico”, diz a professora da Faculdade de Farmácia da UFG Leonice Tresvensol.

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás analisaram 12 amostras. “São cápsulas pequenas, com sais transparentes ou brancos, que não lembram de jeito nenhum extrato de planta, que no mínimo tem que ter uma corzinha esverdeada, amarelada, alguma coisa que seja um pouco diferente do que a gente encontrou”, analisa o coordenador de pesquisas farmacológicas da UFG Luiz Carlos da Cunha.

Que pó seria este então? “São analgésicos e antiinflamatórios”, diz Luiz Carlos da Cunha.
Segundo os pesquisadores, são essas substâncias sintéticas que causam efeito.
Para o bem ou para o mal, no caso de erro na dosagem ou de mistura com outros medicamentos.

E a composição das cápsulas no mesmo pote é a mesma? “Não, nós temos variações em relação ao teor ou à dose dos antinflamatórios e analgésicos encontrados”, diz o pesquisador.
“A gente sabe que é uma produção caseira, feita sem nenhum controle de qualidade.”, afirma a pesquisadora Leonice.

CRIME

Fantástico: Esse aqui é um produto químico?

Fabricante: Estritamente fitoterápico.

A mulher disse que fabrica seiva da moreira em um laboratório caseiro em Campinas, em São Paulo.
Fabricante: Eu tenho um laboratório, né?

Fantástico: Ah, você que produz?

Fabricante: É, mas ele é ilegal, você sabe, né? E o leite da moreira tem vários preços, tem vários laboratórios que fazem, não é só o meu.

O produto vendido por ela, estava no lote que foi analisado. De modo geral, o que mais assustou os pesquisadores foi a presença de corticoides, um medicamento contra inflamações.

“Não são produtos para serem usados por um longo tempo, e normalmente os corticoides são prescritos com acompanhamento médico, em virtude dos efeitos colaterais que eles podem provocar”, diz a pesquisadora Leonice.

“Desde uma irritação estomacal até zumbido no ouvido, vertigens, insuficiência renal”, alerta Luiz.
Uma empresária não podia tomar corticoides. Com dores na coluna, comprou um frasco de seiva da moreira, acreditando que era um produto natural.

“Segundo dia, mais dor. Terceiro dia… Chegou o sétimo dia e falei: ‘Vou tentar mais hoje’. Tomei de teimosa. E aí já estava de cama e não conseguia me movimentar”, conta Eliandra Nicoleto.

Foi parar no hospital.

Desde 2013, a seiva da moreira é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. “A maioria dos meus clientes são farmacêuticos que compram de mim, revendem na farmácia, mas na surdina”, revela a fabricante.

Um homem é um distribuidor da seiva da moreira. Ele compra o produto feito em laboratórios de fundo de quintal e abastece a região de Ubatuba, no litoral de São Paulo. “Aqui na região, se alguém for querer, tem que passar por mim”, afirma.

Ele diz que existem mais de 500 laboratórios clandestinos no Brasil. “Tem pelo menos 500 pessoas falsificando o negócio”, revela.

Oficialmente proibida em farmácias, a seiva da moreira acaba chegando aos mercados populares.

Fantástico: Leite de moreira, você tem?

Vendedora: Tenho.
Fantástico: É natural?

Vendedora: Isso.
Fantástico: Posso tomar todo dia?

Vendedora: Um por dia.

“Quem vende esse produto no comércio eletrônico ou no comércio popular comete crime.

E pode sofrer pena de reclusão de 10 a 15 anos, além de multa”, alerta o superintendente da Anvisa Daniel Coradi.

Para o consumidor, a pena é o risco de adoecer. “Essas pessoas estão utilizando substâncias sintéticas em grande quantidade. É uma caixinha de surpresa para quem toma”, alerta a pesquisadora Leonice.

Medicamento pode ocasionar a morte. Foto: Divulgação.

WhatsApp Repórter: Internauta denuncia venda do suposto remédio

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher que sofreu abuso sexual aos 8 anos denuncia atual marido por estuprar sua filha de 12 anos

A mãe da vítima também sofreu abuso sexual quando ainda era criança e o autor seria seu sogro, pai do atual marido, que hoje estuprou sua filha.

Em Solenidade de Outorga da Medalha Tiradentes PMMS agracia civis e militares

A cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes, uma honraria que reconhece os esforços em prol da segurança pública, foi um momento marcante. Ela homenageou...

Três Lagoas sediará os Jogos Estaduais da Melhor Idade

Na manhã desta terça (23), o professor André Melo, responsável pela categoria Melhor Idade da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), participou...