26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Por falta de equipamento adequado SAMU demora no socorro de vítima com suspeita de Meningite

27/11/2014 – Atualizado em 27/11/2014

Criança teve que esperar uma hora por atendimento

Por: Bete Vieira com informações de Fabio Campos

Na tarde de hoje (27), um garoto de apenas 11 passou mal na escola do Parque São Carlos e precisou ser levado ao UPA (Unidade de Pronto Atendimento),segundo informações de R.G (47) que é avó da criança ela estava em sua residência quando recebeu uma ligação da escola informando que o menino não estava se sentindo bem e foi buscá – lo.

Após passar pelo médico do Pronto Atendimento a avó e a criança esperaram por mais de uma hora sem saber o que estava acontecendo, sendo informados apenas que deveriam esperar pela ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ) para serem conduzidos até o H.S.N.A (Hospital Nossa Senhora Auxiliadora), somente ao chegar no hospital é que veio a informação deu o diagnostico era uma suspeita de meningite.

Um atendente do SAMU informou a equipe de reportagem da Rádio Caçula que a demora no socorro se deu pelo fato da prefeitura não ter comprado para a guarnição os equipamentos de proteção necessários para prestarem o atendimento, sendo que em casos como esse é indispensável o uso de roupas apropriadas e mascaras protetoras, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora emprestou o Kit para que o atendimento pudesse ser realizado.

Sobre a doença:

Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Sintomas

a) Meningites virais

Nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas. Uma vez que os exames tenham comprovado tratar-se de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho, como acontece com as outras viroses.

b) Meningites bacterianas

As meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.

Importante: os sintomas característicos dos quadros de meningite viral ou bacteriana nunca devem ser desconsiderados, especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer. Na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência.

Diagnóstico

Todos os tipos de meningite são de comunicação compulsória para as autoridades sanitárias. O diagnóstico baseia-se na avaliação clínica do paciente e no exame do líquor, líquido que envolve o sistema nervoso, para identificar o tipo do agente infeccioso envolvido.

Se houver suspeita de meningite bacteriana, é fundamental introduzir os medicamentos adequados, antes mesmo de saírem os resultados do exame laboratorial. O risco de sequelas graves cresce à medida que se retarda o diagnóstico e o início do tratamento. As lesões neurológicas que a doença provoca nesses casos podem ser irreversíveis.

Prevenção e vacinas

A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B também protege contra a meningite e faz parte do calendário oficial de vacinação.

A vacina contra a meningite por pneumococo, embora tenha sido lançada na Europa e nos Estados Unidos, onde as características da bactéria são um pouco diferentes, fornece boa proteção também no nosso País.

A partir de 2011, a vacina conjugada contra meningite por meningococo C faz parte do Calendário Básico de Imunização. O esquema de vacinação obedece aos seguintes critérios: uma dose deve ser aplicada aos três meses; outra, aos cinco meses e a dose de reforço, aos doze meses.

Tratamento

O tratamento das meningites bacterianas tem de ser introduzido sem perda de tempo, porque a doença pode ser letal ou deixar sequelas, como surdez, dificuldade de aprendizagem, comprometimento cerebral. Ele é feito com antibióticos aplicados na veia.

Assim como para as outras enfermidades causadas por vírus, não existe tratamento específico para as meningites virais. Os medicamentos antitérmicos e analgésicos são úteis para aliviar os sintomas.

Meningites causadas por fungos ou pelo bacilo da tuberculose exigem tratamento prolongado à base de antibióticos e quimioterápicos por via oral ou endovenosa.

Recomendações

  • Cuidados com a higiene são fundamentais na prevenção das meningites. Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições;

  • Alguns sintomas da meningite podem ser confundidos com os de outras infecções por vírus e bactérias. Não fique na dúvida: criança chorosa, inapetente e prostrada, que se queixa de dor de cabeça, precisa ser levada, o mais depressa possível, para avaliação médica de urgência. (informações Dr. Drauzio V.).

Imagens: Fábio Campos

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atletas de Três Lagoas conquistaram 14 medalhas e vaga para representar o Estado em outras competições

atletas das academias Barão Jiu-jitsu e Tatu Fight Team, que possui parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

SMS promove terceira reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti

Na quarta-feira, 27 de março, o Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de Três Lagoas realizou mais uma reunião, promovida pela...

Traficante é presa pela 1°DP após desmanche de esquema de venda de drogas

Suspeita foi detida enquanto chegava em sua residência com várias porções de cocaína, destinadas à venda.