30.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Paraguai agiliza devolução de criminosos brasileiros

Intenção do país é evitar a fixação de facções criminosas do Brasil.

20/02/2019 08h34
Por: Mirela Coelho

Na tentativa de reduzir a ação do crime organizado no país, principalmente o tráfico de drogas e armas, o Paraguai decidiu agilizar a entrega de criminosos à Justiça brasileira.

Somente neste ano, pelo menos 15 condenados ou processados já foram devolvidos para o Brasil, incluindo Fábio Souza Santos, o Geleia, do Comando Vermelho (CV).

A intenção é evitar que os foragidos continuem usando o país como esconderijo e fomentando atividades de facções do Brasil, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), que há tempos vem brigando com o CV pelo controle de áreas produtoras ou distribuidoras de drogas na fronteira.

Segundo as informações, no ano passado, o país vizinho extraditou 97 brasileiros, entre eles, o traficante Marcelo Pinheiro Vieira, o Marcelo Piloto. Com histórico de diversas ações criminosas, inclusive tráfico internacional, falsidade ideológica e homicídios, e fugitivo de uma unidade prisional brasileira em agosto de 2017, ele foi preso no Paraguai no mesmo ano.

Em novembro de 2018, o governo paraguaio o entregou ao Brasil. Alguns dias antes, Piloto matou com 17 facadas uma jovem de 18 anos que o visitava em sua cela, no Paraguai. Autoridades paraguaias acreditam que ele cometeu esse crime somente para tentar evitar a extradição. Entregue à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR), o traficante foi transferido para o Presídio Federal de Catanduvas (PR).

Informação do site Correio do Estado

Veículos apreendidos que pertenciam ao grupo de Minotauro desapareceram - Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano e SEST SENAT prorrogam inscrições do programa Escola de Motoristas até o dia 10 de maio

Voltado preferencialmente para mulheres, projeto irá ofertar, nesta primeira etapa, 24 vagas no curso de formação para o setor de logística florestal; Ao final da formação, aprovados(as) receberão uma gratificação de R$ 1,4 mil.

Ex-namorado que botou fogo em apartamento “por ciúmes” é preso no Novo Oeste

Suspeito, sob efeito de álcool e cocaína ainda tentou fugir da equipe policial, porém foi detido na manhã desta quinta-feira (25).

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...