27 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

MS finaliza 2014 com déficit de 6,4 mil vagas nos 46 presídios do estado

18/12/2014 – Atualizado em 18/12/2014

Sejusp e órgãos inauguram mais 184 vagas nesta quinta-feira (18).

Número atual de presos nos 46 presídios do estado é 13,4 mil.

Por: G1 MS

Mato Grosso do Sul finaliza o ano de 2014 com o déficit de 6,4 mil vagas nos 46 presídios do estado, conforme o diretor da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), coronel Deusdete Oliveira. Ao G1, ele disse que atualmente a população carcerária no estado é de 13,4 mil detentos.

Na intenção de combater estes números, autoridades da segurança pública inauguram, nesta quinta-feira (18), mais 84 vagas no Estabelecimento Penal de Segurança Média de Ponta Porã, a 415 quilômetros de Campo Grande.

“Estamos com o projeto em andamento para diminuir este déficit ainda mais. A ação é uma parceria do judiciário, Ministério Público, prefeituras e o trabalho dos internos, que barateia muito os custos, que precisam estar de acordo com as regras do Depen (Departamento Penitenciário Nacional)”, afirma o titular da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

O secretário explica que os próprios detentos trabalham na construção de suas instalações. “A vaga construída nestes moldes sai por R$ 1,8 mil, enquanto que outra realizada por particulares sairia por R$ 30 mil a unidade. Desde o início da minha gestão até agora, fechamos com a construção de oito mil vagas”, explica Jacini.

Em Ponta Porã, a inauguração é de um novo bloco para os detentos, além da construção da administração e a cozinha. “Com as construções já inauguradas em 2014, nos municípios de Amambaí, Rio Brilhante e Naviraí, são 600 vagas a mais para diminuir o déficit”, finaliza Jacini.

No período da tarde, outras 100 vagas em presídio serão inauguradas em Jardim, a 217 quilômetros de Campo Grande, segundo a Agepen. “No início da nossa gestão tínhamos a ampliação de 4,2 mil vagas e finalizamos com mais de oito mil, contabilizando um aumento de 123%. E, até o final de 2015, este déficit diminuirá para 4,5 mil”, avalia Deusdete.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inca manifesta apoio a imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas

Com aumento da tributação, instituto espera queda no consumo O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou nota em apoio ao aumento de impostos sobre as bebidas...

Com tempo seco, sol e pouca nebulosidade prevalecem no sábado em MS

Em Três Lagoas, o dia será de muitas nuvens e sem previsão de chuva com temperatura máxima de 32 °C.

Criminoso quebra porta de loja de móveis e é preso quando deixava o local no Centro

O mesmo comércio já foi alvo de criminosos em Março de 2024, onde invadiram o local, levaram alguns produtos e ainda urinaram no chão do banheiro.