20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Coronel Muniz fala sobre Comando de Policiamento de Área, Monitoramento e Policiamento Especial

09/10/2015 – Atualizado em 09/10/2015

Por: Redação

Romeu de Campos Júnior recebeu em seu Programa Linha Direta com a Notícia, na Rádio Caçula de Três Lagoas (MS), o Coronel da Polícia Militar Holivaldo de Jesus Muniz, para falar sobre Comando de Policiamento de Área, Monitoramento Eletrônico e Implantação de Policiamento Especial nas Fronteiras Internas.

Coronel Muniz comanda as unidades do CPA2 (Comando de Policiamento de Área), é responsável direto pelos batalhões da Polícia Militar de Brasilândia a Coxim, totalizando mais de 730 militares.

A denominação CPA (Comando de Policiamento de Área) é a divisão de três comandos gerais em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, sendo que cada comando é responsável por determinada região, ou seja, o CPA1, compreende toda área de fronteira, o CPA2 é a área de comando do Coronel Muniz e o CPA3 é responsável por todo o pantanal.

Segundo o Coronel, sua função é propiciar toda assistência aos comandantes dos batalhões, dando suporte para que os trabalhos sejam desenvolvidos na melhor forma possível no policiamento ostensivo preventivo.

Sobre o monitoramento eletrônico – Coronel Muniz disse que os trabalhos foram iniciados com a implantação de tablets nas viaturas e a instalação de câmeras de vigilância e destacou o excelente trabalho desenvolvido no 2º Batalhão de Três Lagoas, sob a responsabilidade do comandante Monari.

Sobre a implantação de Policiamento Especial – Coronel Muniz relata que a ideia é antiga, pois no Mato Grosso do Sul existe fronteira interna com os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná, ou seja, temos fronteira internacional com Paraguai e Bolívia, onde atua o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e a ideia é implantar o policiamento especial, para atender áreas de divisas internas no país, no modelo de atuação do DOF, para propiciar maior segurança a população do Estado.

Segundo o Coronel, Já foram realizadas algumas reuniões com as autoridades competentes e tudo indica que futuramente teremos uma nova força militar trabalhando nas fronteiras internas, mas o que atrapalha a implantação a curto prazo passa pela questão estrutural e de efetivo, sendo que o país atravessa uma fase muito difícil e o Estado não fica fora dessa realidade.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Fábio Campos, Romeu de Campos, Coronel Muniz e Nilson Farias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...