19.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

‘2 cm não mudam nada’, diz servidora julgada inapta por ter 1,58 m de altura

30/01/2015 – Atualizado em 30/01/2015

Servidora estadual atua como agente penitenciária em Três Lagoas. Justiça a considerou inapta por não ter altura mínima exigida de 1,60 m.

Por:G1

A agente penitenciária de Mato Grosso do Sul, que corre o risco de perder o cargo por ter dois centímetros a menos da altura exigida em edital, não concorda com a decisão do Tribunal de Justiça (TJ-MS), que a considerou inapta para a função de técnico penitenciário da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Ela tem 1,58 de altura contra o 1,60 exigido no edital. Ao G1, a mulher de 33 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que a diferença de dois centímetros não influencia na função que desempenha há cerca de seis meses, em uma penitenciária de Três Lagoas, a 313 km de Campo Grande.

“Dois centímetros não mudam nada, é uma diferença muito pequena. Eles falam que é para minha própria segurança, mas não vou ser mais forte ou mais fraca por isso, não vai fazer diferença”, afirmou.

Com a decisão dos magistrados, a servidora poderá ser exonerada do cargo, mas disse que vai recorrer até o dia 5 de fevereiro, prazo dado pela justiça, para que continue na função a espera de decisão final.

A mulher foi aprovada em concurso público para agente penitenciário em 2013, foi aprovada na prova objetiva e, na etapa seguinte, foi declarada inapta no exame de saúde e antropométrico. Para continuar no processo seletivo, ela recorreu à Justiça e, graças a um mandado de segurança, conseguiu passar pelas etapas de seleção até a nomeação para o cargo.

Dificuldades

“Sofri para entrar no concurso, que não foi fácil. Muita gente reprovou no psicotécnico e no físico também sofri. Fiz investimento para preparo físico, fisioterapia quando tive lesões, me esforcei, tive um desempenho muito bom na academia, por isso, não acho justo que a diferença de 2 cm me tirem o que conquistei”, ponderou.

Ela disse também que sabia da diferença de altura quando fez a inscrição para o concurso, mas acreditava que a altura mínima não seria exigida, como aconteceu em processos anteriores para o mesmo cargo.

“Vi que exigia altura mínima e sabia que não tinha, mas no último concurso já tinha a lei estadual [Lei nº 2.518/202, com a nova redação dada pela Lei n.º 4.490/2014], que exige a altura mínima, mas não exigiram dos candidatos. Então, acreditei que tinham colocado por formalidade e que não ia exigir a ponto de reprovar”, explicou.

Apesar do futuro incerto sobre o cargo público, a mulher diz que está tranquila e que aguarda decisão final da justiça. “Deus sabe o que faz. Acho injusto, mas estou tranquila porque desde o começo eu sabia que podia perder ou ganhar. Não foi surpresa pra mim. Tem horas que acho que vai dar certo e que vou conseguir continuar, em outras acho que não vou conseguir”, ressaltou.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Questionada se teve algum outro problema com relação a altura anteriormente, a mulher diz que não. “É a primeira vez que tenho problema por conta da altura. Minha família não é alta, mas as pessoas me veem e dizem que pareço ter 1,60 m”, afirmou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...