21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Movimento Agente do Bem é premiado na 8ª edição do prêmio nacional Neide Castanha

24/05/2018 11h58

Premiação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes reconheceu resultados com troféu na categoria de Responsabilidade Social

Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, contribui de forma participativa em ações que fomentem o desenvolvimento social das comunidades onde atua. Há dois anos a empresa deu iniciou ao Movimento Agente do Bem – Três Lagoas (MS), que devido ao relevante valor de responsabilidade social, foi um dos premiados da 8ª edição do Prêmio Neide Castanha, promovido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O prêmio foi entregue no dia 14 de maio, durante o II Congresso Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual, em Brasília (DF).

O Movimento Agente do Bem – Três Lagoas é uma ação voltada para o município. A iniciativa nasceu na Fibria, em parceria com a Childhood Brasil e, contou com o apoio e articulação de instituições do poder público, ministério público, ONGS, entidades, população local e outras empresas com atuação no município. O objetivo do movimento é proteger de forma preventiva as crianças e adolescentes contra todos os tipos de violência, em especial a sexual.

“É fundamental que todos se vejam como ‘Agentes do Bem’ e zelem pela segurança e bem-estar das crianças e adolescentes. O intuito do movimento é justamente esse, promover a conscientização da sociedade para que diante de qualquer suspeita de violação de direitos, a pessoa exerça o seu papel de Agente de Bem e denuncie”, disse a coordenadora de Sustentabilidade da Fibria, Flávia Tayama, que representou a empresa durante a cerimônia de premiação.

Sobre o Movimento Agente do Bem

Lançado em março de 2016, o movimento promove oficinas e divulga os canais de denúncia – como o Disque 100 (ligação gratuita e anônima) e os números do Conselho Tutelar (67 3929-1812/ 67 9 9293 1579) – para que qualquer suspeita seja averiguada.

A ação vem crescendo por meio de ações intersetoriais com forte integração dos serviços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e é um legado a serviço da responsabilidade social que ficará para o município.

Até outubro de 2017, o movimento ministrou 587 oficinas de formação dentro da construção da segunda linha de produção de celulose da Fibria em Três Lagoas (MS). Por meio dessas formações, mais de 1.400 caminhoneiros foram impactados positivamente pelas informações de fomento a proteção das crianças e adolescentes, além da participação de 14 empresas terceiras que prestaram serviços durante a construção da nova fábrica.

Prêmio Neide Castanha

O Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil.

Ela participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; fundou o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e foi secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Desde 2011, a Comissão Julgadora do Prêmio Neide Castanha já reconheceu publicamente 51 projetos e pessoas que atuam na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente. Além do Agente do Bem, outras cinco iniciativas foram premiadas na edição deste ano nas categorias “Boas Práticas”, “Cidadania”, “Comunicação Digital”, “Produção de Conhecimento” e “Protagonismo de Crianças e Adolescentes”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Farmácia Popular: veja se seu CPF foi usado por golpistas

Ao comprar um medicamento pelo "Programa Farmácia Popular", você já ouviu a frase:"- Seus dados já estão cadastrados". Após a recente revelação de uma...

Conheça o projeto que encaminha alunos da APAE para o mercado de trabalho

Nesta quarta-feira (17), o Programa ‘Hora da Notícia’ apresentado por Fábio Campos, foi palco para debates a respeito da ‘Sala de Qualificação’, um projeto...

Senador celebra aprovação da PEC sobre drogas

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) afirmou em pronunciamento nesta quarta-feira (17) que a aprovação da PEC sobre drogas (PEC 45/2023) no Senado consiste em...