22.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Moradores da Vila Zucão reivindicam melhoras no bairro

19/03/2018 14h29

“As condições são precárias, perigo para as crianças e muito lixo. Estamos precisando de ajuda!” Desabafa morador exigindo mudanças.

Por: André Mitterer

Entulho espalhado por todas as ruas do bairro, mal cheiro vindo de lixo acumulado, insetos devido ao mato que está grande. Pode parecer um cenário pós guerra, mas é a realidade dos moradores do bairro Vila Zuque, mais conhecido como Zucão, em Três Lagoas (MS).

Morador do bairro há mais de 15 anos, Aparecido João, de 53 anos, é quem faz a denúncia: “Crianças se machucam, idosos não conseguem andar por conta do entulho jogado na rua para tapar os buracos, quando chove, a água entra em casa e destrói tudo, estamos precisando de ajuda”.

Segundo ele, parte das pedras retiradas da linha férrea foram colocadas nas ruas, mas são justamente elas que causam o transtorno. “Essas pedras são muito grandes, tinham que colocar cascalho. Semana passada uma moça caiu sozinha de moto por causa das pedras”, complementa o senhor João.

Chuva

Outro problema recorrente são os prejuízos causados pela chuva. Elas abrem buracos nas esquinas, que são constantemente tapados com entulho. Segundo ele, a água que escorre do bairro Nova Três Lagoas, vai para a Vila Zuque, que não tem rede de saneamento básico e acaba ficando alagada, invadindo as casas dos moradores.

“Bucarão fedorento”

É assim que é apelidado por quem mora na região, o Córrego da Onça, onde está acumulado bastante lixo e entulho. Até mesmo pedaços de uma máquina de lavar foram jogados no córrego. João afirma que ali é um grande foco de mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a leishmaniose e a dengue. “É um lugar que fica colado com a escola Eufrosina Pinto, então as crianças estão estudando e correndo o risco de ficarem doentes, fora o mato que está enorme”, afirma.

Reivindicações

Por diversas vezes, João esteve pessoalmente na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito tentando denunciar a situação do bairro e pedir melhorias, mas em todas às vezes, nem chegou a ser atendido: “Eles sempre falam que o responsável por esse departamento não está, ou está em reunião, ou está em outro lugar. Nos sentimos impotentes, por que estamos com esse problema há anos, e nunca houve uma melhora”, desabafa João.

Ele acredita que com patrolamento, nivelamento e limpeza das ruas e áreas verdes do bairro, o problema seja amenizado, mas questiona: “O bairro vizinho é totalmente asfaltado e tem boca de lodo para escoamento da água. Essa seria a nossa solução, mas ninguém liga para nosso bairro”, finaliza João.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS ATIVO MUNICIPALISMO: Riedel anuncia investimento de 1,5 bilhão

O governador Eduardo Riedel (PSDB), lançou no final da tarde desta segunda-feira (22), no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o...

Terça tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar aos 34°C durante o dia.

Homem tem queda de sofá e tem corte e sangramento na cabeça

Caso aconteceu no Nova Americana, onde vítima foi socorrida à UPA.