30.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Meio Ambiente inicia Operação “Porco Solto” flagrando e multando moradores que jogam lixo em locais públicos

Objetivo é responsabilizar e multar quem descarta lixo irregularmente, comprometendo saúde pública, economia e meio ambiente.

14/02/2019 11h29
Por: Mirela Coelho

Como anunciado anteriormente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) cumpre a missão de intensificar as fiscalizações em relação ao despejo irregular de lixo em Três Lagoas e, iniciou no último dia 04, a “Operação Porco Solto”.

A fiscalização funciona como uma verdadeira força tarefa, em que as equipes de fiscais percorrem as ruas e os locais críticos no Município, por quase 24 horas diárias, na tentativa de flagrar moradores irresponsáveis descartando lixo e entulho irregularmente.

De acordo com a fiscal ambiental da SEMEA, Cristiane Duarte, nesta primeira semana, oito pessoas foram flagradas jogando lixo em locais públicos, sendo multadas diretamente. Alguns tiveram número de placa de veículos anotados e, posteriormente, receberão a multa em residência. O valor varia de R$ 479 à R$ 5 mil, dependendo do tipo de lixo e local de despejo.

“Não importa se for Empresa ou particular, todos serão multados e podem responder por crime ambiental. Precisamos agir com rigor para que a população entenda que este tipo de infração causa transtorno para o meio ambiente, saúde pública e aos cofres do Município”, ressaltou Cristiane.

Segundo ela, muitos recursos que a Prefeitura Municipal poderia aplicar em obras e serviços têm sido gastos na limpeza de ruas e locais que sempre são alvo dos despejos, quase que diariamente.

“Houve situações em que realizamos a retirada total dos entulhos, deixando a área limpa e, em menos de 24 horas já estava, de novo,r com um montante de lixo. Não dá pra perdoar esta falta de consciência”, completa ela.

A SEMEA pontua como locais de grande incidência de descarte irregular a Rua Trajano dos Santos (logo após o pátio do D.O.S), Córrego do Onça, bairros Imperial, Interlagos e Segunda e Terceira Lagoa.

A Operação “Porco Solto” não tem data para acabar e, as equipes continuarão realizando as fiscalizações até que a sociedade se conscientize sobre o meio ambiente.

“Além de sofrer a multa, o cidadão flagrado ainda é obrigado a recolher o lixo descartado e levar para o devido local”, finaliza a fiscal.

LOCAIS EXATOS DE DESCARTE

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Resíduos domiciliares devem ser ensacados e colocados para coleta pública, que atende todo o perímetro urbano e estradas dos ranchos. Pneus devem ser levados ao Ecoponto, situado na Rua Egídio Thomé, nº 5562, junto ao Centro de Controle de Zoonoses – CCZ. Galhadas, entulhos de construção e móveis velhos devem ser levados ao local conhecido como Buracão do Jupiá, também próximo ao CCZ.

Informação da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que não vai permitir anúncios políticos...

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

Os proprietários de veículos automotores contam com mais um auxílio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para ficar em dia com...