24.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Líderes de Sindicatos e Movimento “Vem pra Rua” entram com pedido de revisão da Zona Azul no MP

25/08/2016 – Atualizado em 25/08/2016

Líderes de Sindicatos e Movimento “Vem pra Rua” entram com pedido de revisão da Zona Azul no MP

As multas foram suspensas logo depois da implantação e muita gente ainda tem duvidas de como proceder ao estacionar

Por: Rayani Santa Cruz

O Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas- Eurides Silveira de Freitas, juntamente com Djair Martinez líder do “Movimento Vem pra Rua TL” e o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo), Sueide Silva Torres, estão entrando com pedido no Ministério Público de Três Lagoas para a revisão e adequação do modelo de estacionamento rotativo: Zona Azul.

Os representantes afirmaram que diante das imensas reclamações da população três-lagoense, eles entrarão com uma representação no MP, para as devidas verificações e para uma definitiva solução para o problema.

Nesse primeiro momento eles pedem uma adequação e esperam que o Ministério decida tão logo, sobre essa conformidade ou suspenção temporária da Zona Azul em Três Lagoas. Questões como a redução no número de vagas para motociclistas, a isenção para idosos e também a adoção do fracionamento do pagamento em minutos, são um dos extensos pontos a serem analisados.

O sistema é controlado pela empresa Central Park, de Mogi Mirim (SP), vencedora da licitação. Os valores são de R$ 1,60 para carros e R$ 0,60 para motos por hora. Caso a pessoa fique 15 minutos com o carro estacionado, paga o mesmo valor. Também não existem informações sobre endereço físico e contato da empresa nos folderes explicativos que são dados a população.

DÚVIDAS E FALHAS NO SISTEMA

Os representantes questionaram a falta de uma Audiência Pública antes da implantação do sistema, e sentiram a necessidade de ter sido feito por exemplo um mês de conscientização e orientações a população para a retirada de dúvidas- antecedente as cobranças. Eles também explicaram que assuntos como a responsabilidade por um roubo de veículo na área azul, a venda do crédito por lojistas –questões sobre a comissão recebida, impostos e CNPJ do lojista que aparece na nota de crédito, uso da Praça Central como estacionamento, poder de multa dos funcionários da Central Park, critérios licitatórios e etc, são dúvidas que devem ser sanadas pelo poder público e pela empresa.

A insatisfação, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo), Sueide Silva Torres, não está relacionada à implantação da Zona Azul em si, mas a forma de funcionamento do sistema. Ele diz que foram feitas reuniões com a Prefeita Márcia Moura, vereadores e o dono da empresa Central Park- do estacionamento Zona Azul. Aonde foram deixadas as reivindicações, sendo essa que o sistema rotativo deveria ser feito de outra maneira, pois até hoje, a população não sabe o que fazer ao chegar no centro, até os próprios funcionários da empresa não sabem sanar as dúvidas referentes a cobrança.

Para o Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas- Eurides Silveira de Freitas houve um queda nas vendas no mês de Agosto com a implantação do sistema, e muitos trabalhadores estão preocupados com o desemprego.

Já o líder do ‘Movimento Vem pra Rua” Djair Martinez, disse que não há um consenso entre os funcionários da rua, ora cobram do idoso, ora não cobram. Para ele as pessoas estão evitando ir ao Centro da cidade, devido um certo “terrorismo” silencioso, existe o medo das multas da zona azul- mesmo com a suspensão, os “amarelinhos”, mais um outro grupo que ficam nas esquinas com uma prancheta na mão alegando estar descrevendo “estatísticas” dos condutores.

“Não houve um pronunciamento da empresa, da Secretária de Trânsito, nós estamos à mercê de uma empresa que veio no município para ganhar dinheiro, haja vista que a pessoa fica 10 ou 20 minutos e cobra-se o ticket de duas horas, em fim… são uma série de coisas a serem discutidas” afirmou o líder do “Vem pra Rua”.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Os representantes finalizaram dizendo que estão caminhando para tentar uma solução e que desejam que seja concluído o mais breve possível, para que o três-lagoense tenha o seus direitos preservados.

OUTRAS CIDADES QUE TAMBÉM RECLAMARAM DA IMPLANTAÇÃO

Desde que a zona azul entrou em vigor no dia 17 de agosto na cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais a população reclama. De acordo com o site Jornal do Sudoeste, em seu primeiro dia de atuação, motoristas e usuários da área azul não deixaram de reclamar sobre “falta de preparo” de monitores e “desorganização do novo sistema”.

O site Diário de Canoas do município de Gramado-RS, em uma matéria do ano de 2014, refere-se a anulação das multas dadas aos motoristas naquele ano, devido a implantação do sistema na cidade.

Representantes dos Sindicatos e Movimento

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...