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quinta-feira, 28 de março, 2024

Fibria mantém padrão no treinamento de motoristas

09/07/2014 – Atualizado em 09/07/2014

Padrão de treinamento no transporte de madeira visa segurança dos motoristas e da comunidade

Por: Assessoria

A Fibria busca fortalecer o comportamento seguro para que o transporte de madeira seja realizado de forma a respeitar a comunidade e a fauna, para isso a empresa desenvolveu um padrão de treinamento para seus motoristas.

Além dos treinamentos e cursos de direção defensiva, os motoristas recém-admitidos são acompanhados durante 15 viagens por um Motorista Monitor. “Apesar de todos portarem CNH, na categoria exigida, o acompanhamento é necessário para atestarmos que os motoristas dirigem com cuidado, responsabilidade e segurança para não colocar a vida dele e de outras pessoas em risco”, explica o coordenador de logística florestal, Rodrigo Sugske Garcia.

Vistorias regulares

A cada dois meses os veículos são encaminhados a oficinas credenciadas pela Fibria para uma revisão periódica. Isso comprova que o veículo está em plenas condições de realizar o transporte e possibilita segurança a todos.

Os caminhões de madeira, além da avaliação realizada pelas oficinas credenciadas, passam a cada seis meses por uma avaliação técnica diferenciada a fim de realizar um diagnóstico detalhado da frota.

Treinamentos periódicos

Durante o ano os motoristas participam de várias oficinas e treinamentos. “Buscamos conscientizar os motoristas também por meio da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Transporte de Madeira, ações contra acidentes de trânsito, cuidado com animais, Dia D de Segurança, entre outras atividades”.

A Fibria ainda conta com duas publicações que direcionam e auxiliam o trabalho do motorista. O Manual Estrada Segura é um conjunto de normativos com o objetivo de orientar o motorista a dirigir da forma mais segura possível, além de apresentar as diretrizes de segurança viária no transporte de madeira, cavaco, produtos químicos e perigosos, insumos e pessoas.

O Jornal Na Estrada, é uma publicação trimestral voltada especificamente para os motoristas de caminhões, com matérias relacionadas a segurança, saúde, qualidade de vida e entretenimento.

Segundo o coordenador de logística florestal, mesmo com toda a preparação para exercer a profissão de motorista, o diferencial dos condutores da Fibria é a conscientização. “Temos o canal aberto de comunicação com a empresa, o Fale com a Fibria, e pelo número 0800 642 8162, que vem fixado no caminhão, qualquer pessoa pode ligar e informar se flagrar alguma irregularidade”, finaliza Garcia.

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Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 962 mil hectares, dos quais 346 mil hectares são destinados à conservação ambiental. Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a empresa canadense Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa.

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