20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Famílias residentes de barracos no Jardim das Primaveras serão beneficiadas com programa habitacional

23/04/2018 14h04

Serão 146 famílias que aguardam a mais de 10 anos a realização do sonho de ter uma casa própria

Por: André Mitterer

Foi anunciado em uma reunião no Plenarinho da Câmara Municipal, na sexta-feira (20) à noite com as famílias que residem em barracos o Jardim das Primaveras, que está prestes a se realizar o sonho da construção da casa própria e informou sobre as medidas iniciais que deverão ser seguidas para habilitar essas famílias a participarem do Projeto “Lote Urbanizado” do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas.

A reunião contou com a presença de Sônia Góis, diretora do Departamento de Habitação, com a presença do assessor jurídico, advogado Fábio Gimenez, e da assistente social, Romane Custódio. Estavam presentes também os líderes do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), em Três Lagoas, Francisco Braz Nascimento (Chiquinho) e Vany Lucimar Mariano.

Como informou Sônia Góis, 56 famílias já residem em barracos, por elas mesmas construídos, no Jardim das Primaveras e “esta reunião, seguindo a orientação do prefeito Angelo Guerreiro, é para orientar as famílias, para que, finalmente, regularizem a situação e sejam habilitadas legalmente a participar deste programa habitacional”, explicou.

“Maioria das exigências nos foi formulada pelo Ministério Público para que a Prefeitura de Três Lagoas possa legalmente doar a área a estas famílias”, explicou o advogado Fábio Gimenez.

“São 146 famílias que, assim como eu, há tempo espera realizar o sonho de construirmos nossa casa para morarmos com dignidade”, comentou Vany Lucimar.

“Minha família e eu, há mais de 10 anos, alimentamos este sonho, que agora deverá tornar-se real”, disse.

LOTE URBANIZADO

Pelo Projeto “Lote Urbanizado”, o Governo do Estado, por meio de recursos da Agência Estadual de Habitação (AGEHAB), em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, investirá na construção de habitações populares.

Nessa parceria, caberá à Prefeitura a doação dos lotes para a autoconstrução das casas, a supervisão e orientações técnicas das obras e a urbanização completa da área, ou seja, toda a infraestrutura (ruas de acesso, luz, água e esgoto).

“É um programa habitacional, com recursos do governo do Estado e pelo sistema da autoconstrução, ou seja, cabe ao mutuário à construção da casa, seguindo o projeto técnico e as orientações da Prefeitura”, resumiu Sônia Góis.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“DESTA VEZ VAI DAR CERTO”

“Desta vez, acredito que iremos, finalmente, poder construir nossas casinhas”, disse Dionísia Gonçalves Florêncio (42), casada e mãe de um filho de 14 anos.

“Estou nesta luta, há quase 10 anos. Estava um pouco desanimada, mas desta vez estou confiante que tudo dará certo”, completou, mostrando o Lote nº 6 da Quadra 5, onde reside com a família, num barraco improvisado.

A mesma certeza demonstrou Daniela Cristina dos Santos de Moraes (29) anos, casada e mãe de três crianças, uma de 9, de 7 e a mais nova com 5 anos de idade.

Residente no Lote nº 4 da Quadra 5, “desde que começou o movimento de luta por moradia popular, há quase 10 anos e agora sei que valeu a pena esperar”, completou Daniela.

As duas vizinhas participaram também da reunião do Departamento de Habitação, na noite de sexta-feira (20), na Câmara Municipal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...