20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Estão abertas as inscrições para o Concurso Tempos de Escola

16/04/2014 – Atualizado em 16/04/2014

Estão abertas as inscrições para o Concurso Tempos de Escola 2014

A iniciativa propõe reflexão sobre o papel da cidade como território educador

Por: Assessoria

O Concurso Tempos de Escola, realizado pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Canal Futura e apoio da Fibria, já está com inscrições abertas. Com tema “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, a 6ª edição do Concurso Tempos de Escola é direcionada aos alunos da rede dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Além dos 15 municípios participantes do PVE, o qual Selvíria recebe as atividades pelo segundo ano consecutivo, em 2014 outros dois, Barra Mansa/RJ e Itapeva/SP, participam somente do Concurso Tempos de Escola.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar estudantes dos municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação para a importância da dedicação aos estudos e ao valor da educação em seu desenvolvimento, promovendo uma reflexão sobre a existência de processos educativos em todos os lugares e o papel da cidade como território educador.

O concurso é dividido em quatro categorias, agrupando estudantes de acordo com a familiaridade de seus conhecimentos sobre escrita e língua. Com o subtema “Venha conhecer a minha terra”, os alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental escreverão uma carta para algum destinatário específico, apresentando atrações do município e diversas características locais.

Os estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental trabalharão o subtema “Pessoas da minha cidade”, produzindo a biografia de um personagem local, a partir da forma que ele contribui com a comunidade. Já os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio escreverão sobre o subtema “Minhas aprendizagens na cidade e na escola”. Para categoria Educação de Jovens e Adultos, a proposta é escrever a biografia de um personagem da localidade, também a partir do subtema “Venha conhecer a minha terra”.

“Nosso objetivo é conscientizar a comunidade em relação ao potencial de ensino e aprendizado que sua cidade tem a oferecer. A ideia é que os alunos conheçam mais a região na qual vivem e entendam melhor esse potencial”, diz Anna Paula Colacino, coordenadora do projeto Parceria Votorantim pela Educação.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.blogeducacao.org.br até 10 de julho e os vencedores serão conhecidos em setembro.

Presente, atualmente, em 15 municípios de 12 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das empresas do Grupo Votorantim para mobilizar a sociedade. Em 2013, o projeto trabalhou com o tema “valorização da leitura”.

O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica.

Nos últimos dois anos, por meio da parceria com a Fibria, o PVE beneficiou mais de 11 mil pessoas, envolvendo alunos, pais, comunidade, parceiros da Educação e empresários, nos municípios de Ribas do Rio Pardo e Selvíria.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Sobre o Instituto Votorantim

Com 12 anos de atuação, o Instituto Votorantim orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, trabalho, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Em 2013 foram investidos 61,5 milhões de reais em 249 projetos, de 149 municípios brasileiros, que beneficiaram mais de 452 mil pessoas.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...