16.9 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Universidade busca excelência na gestão

UFMS é líder entre as Instituições Federais de Educação no combate a Fraude e Corrupção no Brasil

12/03/2019 15h43
Por: André Rodrigues

Os gestores da UFMS reuniram-se para discutir os processos gerenciais e pontos de aprimoramento na gestão. A ação faz parte da Jornada de Excelência do Movimento MS Competitivo, à qual a Instituição aderiu.

É uma certificação que buscamos na linha da excelência em gestão e governança pública. A Universidade já utiliza o Modelo de Excelência na Gestão (MEG), consolidado internacionalmente, a consultoria permitirá o desenvolvimento de projetos estratégicos e inovadores para a melhoria das ações, alinhados ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)“, disse o reitor Marcelo Turine.

De acordo com a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão, a jornada é realizada com o acompanhamento dos consultores. “Num primeiro momento, foram identificados e apresentados os pontos de aprimoramento, agora os gestores da UFMS vão discutir esses pontos e definir os planos. A execução será acompanhada pelos consultores e, conforme os resultados, a Instituição receberá a certificação“, explicou.

O diretor técnico do Instituto Paulista de Excelência na Gestão (IPEG) e instrutor técnico do MS Competitivo, Carlos Schauff, esclarece que os pontos de aprimoramento costumam estar nos próprios processos gerenciais, por isso melhorar a gestão é fundamental para alcançar os objetivos almejados.

Além do reitor e da vice-reitora, Camila Ítavo, participam da reunião os pró-reitores, secretários e diretores de agências e unidades, auditoria e servidores das pró-reitorias.

A UFMS apresentou o menor índice de fragilidade de controle de fraude e corrupção entre todas as Instituições Federais de Educação do Brasil no relatório realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A análise é resultado da Auditoria de Exposição da Administração Pública Federal a Fraude e Corrupção (Acórdão nº 2604/2018 – TCU – Plenário), que foi publicada no dia 28 de novembro de 2018. No total, foram avaliadas 287 instituições do Poder Executivo Federal, considerando os dados econômicos, regulação e os mecanismos de controle preventivo e detectivo.

Este resultado é fruto do engajamento da gestão em ações de promoção da ética e integridade, liderança e transparência pública, requisitos essenciais para coibir práticas que favoreçam a corrupção. Além disso, a partir dos levantamentos sobre governança e gestão públicas realizados nos últimos anos pelo TCU, permitiu-se uma autoavaliação da gestão para entender os problemas estruturais em cada setor e adotar medidas para garantir suas correções“, afirmou o chefe da Auditoria da UFMS, Kleber Watanabe Cunha Martins.

Para o Reitor Marcelo Turine, os temas compliance e combate a fraude e corrupção são de extrema relevância para a governança das instituições. “A análise realizada pelo TCU mostra o comprometimento dos colaboradores da UFMS, nos dois anos da atual gestão, para atingir um grau de maturidade em governança pública em respeito à sociedade que financia nossas universidades. Estamos atentos à realidade nacional e internacional e a cada dia aperfeiçoando nossas ferramentas de avaliação, acompanhamento, controle e monitoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação“, declarou.

Confira abaixo a posição da UFMS no comparativo entre todas as Instituições Federais de Educação do Brasil:

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Informações via Secretaria Especial de Comunicação Social e Científica (SECOM/UFMS)

Foto: Arquivo/UFMS/SECOM

Foto: Arquivo/UFMS/SECOM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.