28.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Projeto que transforma campus em universidade em Três Lagoas será concluído

25/05/2016 – Atualizado em 25/05/2016

Intenção é desvincular o campus da UFMS e criar a Universidade Federal de Três Lagoas

Por: Neto com informações do Correio do Estado

A direção do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) espera concluir até setembro deste ano os estudos sobre a viabilidade de se transformar o campus em uma universidade.

De acordo com o diretor do campus, Osmar Jesus Macedo, a expectativa é que os estudos sejam concluídos e o projeto seja apresentado até o fim de agosto, início de setembro. “Ele [projeto] é bastante complexo, porque precisa definir o perfil e qual será a intenção junto à sociedade como instituição. Esse debate envolve várias correntes de pensamento dentro do próprio campus”, explicou.

A intenção de transformar o campus de Três Lagoas em uma universidade vem sendo discutida há alguns anos. Macedo explicou que, em 2008, chegou a ser aprovada a criação da universidade. Porém, o projeto não foi concretizado e a discussão foi retomada em 2014, com o ex-diretor do campus José Antônio Menoni.

Desde então, pelo menos cinco comissões já foram criadas para trabalhar no projeto. A mais recente, composta por 16 profissionais, atua para levantar a estrutura da universidade, física e administrativa.

Outro assunto a ser definido por essas comissões é o nome da instituição, caso aprovado o projeto. Em um primeiro momento, chegou a ser cogitado o nome Universidade da Costa Leste. Mas, uma das correntes defende o uso do nome Universidade Federal de Três Lagoas (UFTL), com o objetivo de facilitar a localização para os estudantes de fora. “Esse é um dos temas que deverá ir à votação, por exemplo”.

NOVOS CURSOS

Atualmente, o campus conta com 13 cursos de graduação, que atendem a cerca de 2,1 mil alunos; dois cursos de mestrado e um doutorado, somando mais 200 estudantes. Conforme o Osmar Macedo, outros quatro novos cursos estão em fase de análise da UFMS para serem implantados ainda enquanto campus. Eles fazem parte do Plano de Desenvolvimento do campus. Porém, não há previsão de implantação.

O diretor explicou que, para se transformar em universidade, não é necessária a abertura de novos cursos. Mas, existe essa intenção. O número de cursos novos e as áreas que irão atender fazem parte desse estudo. O objetivo, completou, é atender as necessidades da região.

Depois de concluído o projeto, a direção deve abrir as discussões junto à sociedade e buscar apoio para a sua implantação. “Não há como falar em prazos. Arrisco agosto para a conclusão do projeto porque está sendo feito por nós, internamente. Isso depende muito do desejo da comunidade, das condições políticas e de como vai ser encaminhado”.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Usuário é preso com porção de maconha próximo de escola

Suspeito de 20 anos teve que ser algemado por se alterar durante a prisão.

Fase do MS Empreende Mais é realizada em Três Lagoas

Evento realizado pelo SEBRAE de MS e da Associação Integra Costa Leste, com o apoio do Governo do Estado, possibilitou a troca de boas práticas entre os municípios da região.

ALEMS celebrará Dia Estadual da Ordem Demolay na próxima sexta-feira (26)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará sessão solene em comemoração ao Dia Estadual da Ordem DeMolay, na próxima sexta-feira (26),...