21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Professor de escola municipal desenvolve Projeto “Vivenciando a Deficiência Visual”

Aproximadamente 30 crianças realizaram atividades voltadas ao esporte paralímpico.

17/09/2018 09h50
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Com o intuito de promover Inclusão Social nas aulas de Educação Física e ambientes sociais, o professor da Escola Municipal Professor Odeir Antônio da Silva, Daniel Alves de Souza, desenvolveu o projeto “Vivenciando a Deficiência Visual” com alunos de 9 a 10 anos. Aproximadamente 30 crianças realizaram atividades voltadas ao esporte paralímpico.

Segundo Daniel, o objetivo do projeto foi trabalhar a inclusão e quebrar paradigmas como o preconceito que ainda existe na sociedade. “Precisamos preparar as escolas para essa realidade, principalmente nas aulas de educação física. Na nossa escola ainda não temos alunos com deficiência visual, mas nossos alunos podem se deparar com a situação na família ou em outro ambiente. Eles precisam aprender a acolher todos igualmente e entender que podemos brincar ou conviver normalmente sendo deficientes ou não”, disse.

Jogos adaptados para os deficientes visuais, tais como, futebol de cinco, golbol e provas de atletismo, foram trabalhadas com os alunos. “Geralmente as bolas tem guizo, mas como são caras, adaptamos uma bola normal com folhas de jornal para que pudesse fazer barulho. Vendamos os alunos que eram conduzidos por outros e desta forma trabalharmos a modalidade de cada esporte. O exercício possibilitou que os alunos vivenciassem a experiência de não enxergar. Desta forma as crianças puderam trabalhar também outros sentidos tais como tato, audição, além de noção espacial”, explicou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Renyer Som e Bela Vista vão disputar o título da 5ª Copa da Comunidade, neste domingo (31)

A equipe do Renyer Som busca o bicampeonato da Copa das Comunidades. O atual campeão enfrentará o time do Bela Vista no domingo, dia...

Chuva e sol se alternam nesta quinta-feira em Três Lagoas com máximas de 30°C

Véspera de feriado deve ser de pancadas de chuva e de temperaturas em elevação em todo o estado.

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam neste sábado (30)

No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos pela Prefeitura de Três...