27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de março, 2024

Prefeitura estuda maneiras de solucionar transporte de alunos na zona urbana de Três Lagoas

18/02/2017 – Atualizado em 18/02/2017

Prefeitura estuda maneiras de solucionar transporte de alunos na zona urbana de Três Lagoas.

Algumas medidas momentâneas já foram tomadas

Por: Ascom

Três Lagoas vem crescendo a cada ano, seja economicamente, seja no número de habitantes e, com isso, a classe estudantil, principalmente aqueles menores de 13 anos de idade, aumenta, exigindo a cada ano que o sistema de transporte escolar urbano seja repensado de uma maneira que acompanhe essa expansão.

A região do Novo Oeste, onde estão construídos os Residenciais Orestinho I e II, foi a que mais teve crescimento populacional, além do Bairro Montanini e Ypê 4, por isso, o Departamento de Transporte Escolar com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, está estudando a melhor maneira de reestruturar o sistema de transporte dos alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino que vivem nessas regiões.

AMARELINHOS

Com a retirada de circulação dos conhecidos ônibus amarelinhos – que atendiam principalmente a região do Novo Oeste – devido a problemas de manutenção, vindos da gestão anterior, e o inadequado direcionamento dessa frota, haja vista que é do Programa Caminho da Escola e visa atender a Zona Rural, a Prefeitura contatou a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano para reforçar o número de carros que atendem a região do Novo Oeste.

“Solicitamos que a empresa direcione dois ônibus a mais para atender a região, antes era apenas um. No entanto, a empresa tem que cumprir o que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) prevê, que cidadãos com menos de 13 anos de idade têm que ser acompanhados por um responsável. Além disso, a empresa foi licitada para rodar com 13 carros e, como não há demanda constantes, não há condições econômicas de a mesma ampliar esse número”, explicou o diretor de Trânsito, Flávio Thomé.

Agora, todos os alunos que dependem de transporte coletivo urbano devem utilizar o benefício do Passe Escolar, retirado junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) mediante a apresentação da matrícula escolar.

“Outra situação que enfrentamos é que os pais alegam que foram pegos de surpresa pela parada dos amarelinhos e não têm condições de acompanhar seus filhos até a escola. Por isso, a Prefeitura, por meio de orientação da Promotoria Pública, irá manter os monitores de alunos (antes atuavam nos amarelinhos) nos períodos matutino e vespertino acompanhando os alunos até a escola e de volta até os pontos de ônibus próximos as suas residências durante o primeiro semestre de aula, após esse período a responsabilidade passa a ser dos responsáveis”, explicou o Coordenador de Transporte Rural do município, José Donizeti de Lima.

PROCURANDO SOLUÇÃO DEFINITIVA

Ainda conforme Donizeti, um das primeiras ações para criar um plano de ação que seja definitivo e que possa acompanhar o crescimento dessas e de outras regiões, será uma reunião com os síndicos dos condomínios e outros órgãos envolvidos para fazer um levantamento do número de crianças em idade escolar e que utilizam o transporte público nessas regiões.

“No entanto, precisamos que todos os interessados, responsáveis e envolvidos estejam dispostos a encontrar uma solução, pois é um problema sério e que temos que solucionar o quanto antes, pois é uma questão de segurança e qualidade de vida desses alunos”, finalizou o coordenador.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga os nossos canais no Whatsapp (clique aqui) ou no Google Notícias (clique aqui)

Veja também

Suzano retira mais de 51 mil pessoas da linha de pobreza em três anos

Somente em 2023, a companhia investiu R$ 49,3 milhões em iniciativas sociais, como mostra o Relatório de Sustentabilidade anual. A Suzano, maior produtora mundial de...

Ministro Waldez Góes participa da abertura da Caravana da Sudeco em Campo Grande nesta semana

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participará da abertura da segunda Caravana Sudeco em Campo Grande. Os atendimentos da Sudeco...

DETRAN de MS oferece primeiro emplacamento de veículos diretamente pelo site

A diretora de Registro e Controle de Veículos, Priscila Rezende, em entrevista ao "Linha Direta com a Notícia" explicou que o serviço facilita, principalmente para aqueles que moram longe, ou não tem tempo de ir na agência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS