22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Prefeitura e ATGLT realizam primeira ação do Maio da Diversidade Sexual

10/05/2017 12h57

As ações seguem até o dia 30 de maio, sendo que a primeira foi a “Oficina de Prevenção e Cidadania Trans”

Por: Assessoria de Imprensa

Os direitos e deveres são para todos, isso além de um senso comum está na lei, por isso a Associação Três-lagoense de Gays, Lésbicas e Travestis (ATGLT) em parceria com a Administração Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Secretaria de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira (9) as ações alusivas ao Maio da Diversidade Sexual.

As ações seguem até o dia 30 de maio, sendo que a primeira foi a “Oficina de Prevenção e Cidadania Trans”, na oportunidade os participantes também puderam fazer o cadastro para a emissão da Carteira de Identificação por nome Social para População LGBT, participaram de uma palestra sobre a “Prevenção e Avanços da Aids”. A ação contou também com a participação do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) que oferta acompanhamento técnico especializado na proteção familiar.

Segundo o coordenador da ATGLT, Edimilson Cardoso da Cruz, a ação culmina no Seminário Regional em Diversidade Sexual que será realizado no dia 30 de maio no CRASE “Coração de Mãe”. “Essa ação é para mostrar que o público LGBT tem direitos e deveres. Nosso intuito é levar conhecimento técnico a essas pessoas e permitir que busquem ajuda. Além disso, a permissão legal da emissão da Carteira de Identificação Social é algo bom, pois evita constrangimentos em atendimento médicos, por exemplo, pois a carteira identifica a pessoa como ela se sente”, explicou.

Para a funcionária pública e universitária, Jenifer Nunes Pires, a realização de ações como essa é de grande importância. “Além de sermos ouvidos e amparados, podemos expressar nossa opinião. A Carteira de Identificação Social é algo muito importante para mim, pois posso me identificar como eu sou na faculdade que curso, nos atendimentos médicos e em diversas outras situações que sem esse documento seriam constrangedoras”, disse.

LEGISLAÇÃO

O Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Lei nº 4.031, de 26 de maio de 2011, institui o Dia Estadual de Combate à Homofobia, sendo a data escolhida em alusão a 17 de maio de 1990, dia em que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde aprovou a retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, declarando que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.

PROGRAMAÇÃO

A programação completa do evento você pode conferir no anexo abaixo. As ações envolvem panfletagem educativa, miss e mister diversidade, visita a unidades prisionais, dentre outras.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...