22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Prefeitura concede reajuste aos trabalhadores em educação e exige melhoria no índice de aprovação na REME

20/03/2017 15h40

Prefeitura de Três Lagoas concede reajuste aos trabalhadores em educação e exige melhoria no índice de aprovação na REME

Atualmente, Três Lagoas é a sexta cidade de MS com melhor salário para profissionais da educação, mas é a com maior índice de reprovação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes

Por: Assessoria de imprensa

Em mais uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTED) da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas, foi firmado que a Prefeitura Municipal dará, já na próxima folha de pagamento, o reajuste de 7.64% previsto pelo Piso Nacional. A ação aumentará, anualmente, cerca de R$ 5 milhões na folha.

Além disso, foi colocado em pauta que a Lei Nº 2.869 de 16 de dezembro de 2014, aonde os profissionais do Magistério Público da Educação Básica tem reajuste gradual do vencimento base para 20 horas semanais e não mais em 40 horas, será revogada e reconstruída em parceria com o Sinted.

“Não há condições de cumprirmos o que a lei exige. Nossa arrecadação está caindo e piora ainda mais com a crise econômica nacional. Por isso, propusemos ao SINTED essa revisão da lei para que não deixemos de valorizar os trabalhadores em educação e não comprometamos o orçamento do Município”, explicou o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro.

Conforme o secretário municipal de Finanças, Receita e Controle, o reajuste aumentará em R$ 5.387.627,39 a folha de pagamento do Município. “Temos como atender esse reajuste de 7.64%, afinal é previsto em lei federal. Porém, existem outras demandas que não foram atendidas pela gestão anterior devido aos altos índices de reajuste previsto pela Lei Nº 2.869 e que, inclusive, estão judicializadas, que teremos de renegociar, pois não há como o Município arcar com um duplo reajuste”, explicou.

“Estamos sempre abertos a negociações e, desde o ano passado, estamos tentando modificar a Lei Nº 2.869, pois entendemos que a realidade econômica de 2014 é completamente diferente de hoje, porém a gestão anterior não foi solícita para que abríssemos essa discussão. Os trabalhadores em educação já estão, inclusive, cientes de que não há como a máquina pública arcar com esses reajustes. Ficamos felizes com o atendimento do piso nacional”, disse a presidente do SINTED, Maria Diogo.

Maria Diogo, representando o Sinted, aprovou a proposta e ressaltou que levará a mesma de revogação da Lei Nº 2.869 para assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (20) para abrir discussão com os trabalhadores em educação.

ÍNDICE DE APROVAÇÃO

Na ocasião, Angelo Guerreiro voltou a ressaltar que conta com o apoio do SINTED para que o índice de reprovação dos alunos da REME diminua. “Se estamos dando o incentivo e valorizando os trabalhadores em educação, não apenas com salário, mas com melhorias nas escolas, temos que ter o devido retorno. Hoje somos a sexta cidade com o melhor salário do Estado de MS, mas também somos a Cidade que mais reprova se comparada com Ponta Porã, Dourados, Campo Grande e Corumbá. Por isso, exijo que algo seja feito para que esse cenário mude”, enfatizou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...