23.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril, 2024

PM garante segurança nos locais onde foram realizados os exames

06/11/2017 10h46

Operação Enem foi bem sucedida; nenhuma ocorrência ou alteração foram registradas pela polícia

Por: Dayane Milani

Policiais militares do 2º Batalhão realizaram no último domingo (5) a operação Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em escolas estaduais e universidades onde foram aplicadas as provas em Três Lagoas (MS).

A ação teve início às 10 horas e contou com dois policiais em cada local de prova, além da escolta das provas e do policiamento motorizado com atenção especial ao horário em que os portões foram fechados.

O objetivo da operação foi garantir a segurança de todos os envolvidos na realização do exame.

De acordo com a PM a operação foi bem sucedida e tranquila. Nenhuma ocorrência ou alteração foram registradas.

No município quase cinco mil candidatos fizeram as provas do, a segunda etapa do exame será no próximo domingo, 12 de novembro. O dado se refere às inscrições confirmadas, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Redação

O tema da redação do Enem 2017 “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” foi divulgado no início da tarde de ontem pelo Inep e surpreendeu estudantes, mas foi visto como tranquilo para o desenvolvimento.

O assunto surpreendeu também professores, que afirmaram que o essencial para tirar nota alta é focar na inclusão. Quem acompanhava o debate sobre os possíveis temas ficou frustrado, já que a principal aposta era que a redação fosse tratar de homofobia.

A forma de correção da redação foi alvo de polêmica após ter recurso negado no STF (Superior Tribunal Federa), o MEC (Ministério da Educação) diz que acata decisão e que não vai anular redação contrária aos direitos humanos.

A prova teve quatro textos motivadores diferentes. Um deles incluiu dados sobre o número de alunos surdos na educação básica entre 2010 e 2016. Outro apresentou um trecho da Constituição Federal afirmando que todos têm direito à educação. Um terceiro mostrou aos candidatos uma lei de 2002, que determinou que a Língua brasileira de sinais (Libras) se tornasse a segunda língua oficial do Brasil.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Em Mato Grosso do Sul, 92.300 pessoas se inscreveram para fazer as provas do Enem. O número revela que o estado teve a maior queda no país: 33,9%.

*Colaboração Polícia Militar

Ação teve início às 10 horas e contou com dois policiais em cada local de prova. (Foto: Divulgação / PM)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Saiba como participar da Campanha de gelatinas em prol de pacientes do Hospital Auxiliadora

A Casa do Trabalhador, em parceria com a Fundação de Trabalho do Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Três Lagoas e alguns estabelecimentos locais,...

Dupla é presa após abusarem e doparem jovem de 13 anos no Santa Terezinha

Os suspeitos - sendo um menor e um maior de idade foram detidos no mesmo local onde aconteceu o crime.

Motorista colide com moto e foge de acidente no Novo Aeroporto

Uma testemunha, que passava pelo local, flagrou o momento e anotou a placa do automóvel, repassando os dados à Polícia.