21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

MEC suspende vestibular de curso de agronomia

20/12/2014 – Atualizado em 20/12/2014

MEC suspende vestibular de curso de agronomia em faculdade de Dourados

Curso da Faculdade Anhanguera não poderá receber novos alunos.

No país, 21 cursos de faculdades e centros universitários foram afetados.

Por: G1 MS

O curso de agronomia da faculdade Anhanguera de Dourados, a 215 km de Campo Grande, está entre os que tiverem o ingresso de novos estudantes suspenso pelo Ministério da Educação, de acordo com portaria publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (19).

No país, seis cursos de graduação de universidades federais e 21 cursos de faculdades particulares e centros universitários também foram afetados pela suspensão. Todos eles tiveram duas avaliações consecutivas com Conceito Preliminar de Curso (CPC) “insuficiente”. Eles tiveram conceito 2 nas avaliações feitas em 2010 e 2013 em uma escala de 1 a 5.Em nota, a universidade informou que tomará as medidas necessárias para reverter os resultados e, disse também, que vai implantar um plano de melhoria contínua no curso para atender às exigências do MEC. Em 2013, o mesmo curso foi considerado insuficiente pelo MEC.

Entenda o CPC
O CPC avalia os cursos superiores. Ele é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens. O índice varia entre 1 e 5. O MEC considera insuficiente qualquer conceito com notas 1 e 2.

A composição da nota tem três pesos: 55% corresponde ao desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 30% equivale à titulação dos professores e ao seu regime laboral, e 15% da nota é composta dos índices de infra-estrutura e organização didático-pedagógica da instituição.

Cursos com conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas, entre elas a suspensão da abertura de novas vagas por meio de processos seletivos. Ou seja, a universidade pode fazer vestibular em geral, mas não pode ofertar vagas no processo seletivo em cursos que foram suspensos.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

9º Feira do Peixe começa nessa quinta-feira 28 de março

A 9ª Feira do Peixe começa nessa quinta-feira santa, 28 de março, no recinto da Feira Central Turística, das 6h às 18h, sem intervalos....

Ex não aceita fim de relacionamento e causa dano em motocicleta de mulher

Uma briga entre duas mulheres que possuíam um relacionamento virou caso de polícia na noite desta quarta-feira (27). A Polícia Militar precisou ser chamada e...

Após se assustar com carro, motociclista sofre queda no Centro

Na tarde desta quarta (27), uma mulher sofreu uma queda após se assustar com um carro no cruzamento das ruas Munir Thomé e Generoso...