22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Inep aprova 87% dos pedidos de isenção de taxa do Enem

24/04/2018 09h40

Candidatos tem até o fim desta semana para apresentar recurso

Por: Midia Max

Na manhã desta segunda-feira (23), o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição no Enem (Exame do Ensino Médio) de 2018. O candidato que fez o pedido precisa acessar a Página do Participante, logar no sistema do Enem com CPF e senha para verificar se teve a solicitação deferida ou não.

De acordo com o G1, a divulgação do INEP mostrou que 87% das 3.818.663 solicitações foram aprovadas, isto é, as pessoas inclusas neste percentual terão o direito de realizar o processo seletivo gratuitamente. Contudo, esse número ainda pode mudar, tendo em vista que há a possibilidade de recursos, sendo que os candidatos poderão recorrer a partir desta segunda-feira (23) até às 23h59 do domingo (29).

Tem direito à isenção de taxa os candidatos que estão cursado o 3º ano de Ensino Médio ou cursaram todas as séries do Ensino Médio na rede pública de ensino, bolsistas integrais de escolas particulares que tenham renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, que sejam integrantes de família com baixa renda e vivam com até meio salário mínimo por pessoa, bem como aqueles que fizeram o Encceja (o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) em 2017 e atingiram nota mínima para certificação.

Outro resultado que foi divulgado foi o das justificativa de quem esteve ausente nos dois dias de provas e precisava pedir a isenção de taxa neste ano. Das 208.588 pessoas que se justificaram apenas 8.486 apresentaram alguma documentação e dessas 4.141 foram reprovadas, segundo o Inep. Portanto, no período dos recursos, 204.243 pessoas terão uma nova chance de apresentar os comprovantes que justifiquem suas ausências nos dias do Enem 2017. Os documentos são os mesmos exigidos no prazo regular.

Os resultados dos recursos serão divulgados dia 5 de maio e as inscrições, tanto para isentos quanto para pagantes vão de 7 a 18 do mesmo mês. Já as provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam no sábado no Madrugadão

PREFEITURA TRÊS LAGOAS - No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos...

Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS

No ano, dengue fez seis vítimas no Estado, sendo três delas crianças.

SMAS, SRTL e Senar encerram curso de processamento de tomate

PREFEITURA TRÊS LAGOAS - A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Setor de Planejamento e Articulação Intersetorial e do Departamento de...