24.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

IFMS sedia fase estadual de Maratona de Programação em Três Lagoas

Competição reúne estudantes da área da Computação do MS. Inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 24.

23/08/2018 15h16
Por: Ana Carolina Kozara

O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sediará no dia 15 de setembro a fase estadual da Maratona de Programação, evento promovido pela instituição em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A maratona se destina a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática.

A competição visa promover nos participantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas. A etapa estadual classificará o vencedor para a Final Brasileira, que será disputada em Salvador (BA), no mês de novembro.

Cada equipe participante deverá ser composta três estudantes, além de um suplente, e de um coach, professor que atuará como treinador da equipe. Os estudantes terão à sua disposição um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para resolver os problemas propostos.

“As equipes receberão 10 ou mais problemas e terão que desenvolver um programa para resolvê-los. Os problemas são padronizados para todas as sedes, exigindo entendimento de lógica de programação”, explicou o diretor local do evento, Douglas Toledo, docente do Campus Três Lagoas.

Inscrições – Podem ser feitas pelos coachs das equipes até sexta-feira, 24, na página do evento, local onde também estão disponíveis o valor das inscrições e demais informações sobre a Maratona. Não existe um número limite de equipes participantes.

Uma mesma pessoa pode ser coach de vários times e deve ser professor da instituição representada ou ser indicado para a função. O mesmo coach pode representar todos os times da instituição.

Programação – Será realizada no dia 15 de setembro no Campus Três Lagoas do IFMS (Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras). A Maratona terá início às 9 horas com a entrega dos materiais aos participantes. Antes do almoço, ocorrerá ainda uma sessão de aquecimento.

Já o início da competição está programado para às 14 horas, com duração total de cinco horas. O encerramento do evento será com a divulgação do resultado e premiação dos participantes.

No total, a competição mobilizará 34 voluntários em sua organização e conta com o apoio de empresas da região. Toledo destaca que a importância do evento vem aumentado ao longo dos últimos anos.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“Muitas empresas de tecnologia prezam por alunos que tenham participado ou vencido a Maratona, reconhecendo o evento como diferenciado. Os desafios propostos, além do trabalho em equipe e do conhecimento em lógica de programação, também exigem dos estudantes o entendimento do contexto e da regra de negócio, algo necessário tanto para a área acadêmica quanto para o mercado de trabalho”.

Maratona – É realizada pela SBC desde 1996. Além de Três Lagoas, as fases regionais ou estaduais serão realizadas em outros 56 municípios brasileiros.

Essa é a segunda vez que o IFMS sedia o evento. Em 2013, ele foi realizado em Nova Andradina pelo campus do IFMS. Já no ano passado, a Maratona ocorreu na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) do mesmo município, tendo o Instituto como parceiro.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas na página da Maratona MS 2018. O contato em caso de dúvidas pode ser feito pelo telefone (67) 3509-9506 ou pelo e-mail [email protected].

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...