20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Hoje (23) é o último dia para pagar a taxa de inscrição do Enem 2019

Boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios

23/05/2019 08h47
Por: Julia Vasquez

Acaba nesta quinta (23) o prazo para realizar o pagamento da taxa de inscrição no Enem 2019. Até a última segunda (20), mais de 75% dos inscritos ainda não tinham efetuado o pagamento, segundo nota divulgada pelo Inep. O valor da taxa subiu para R$ 85 esse ano, R$ 3 mais cara que a do ano passado.

Só terão suas inscrições confirmadas os candidatos que realizarem o pagamento até o prazo. Para isso, basta comparecer com o boleto impresso em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios até esta quinta-feira (23). Quem solicitou a isenção e foi contemplado já está confirmado no exame.

As inscrições para o Enem estiveram abertas entre os dias 6 e 17/5 e, ao todo, 6.384.957 pessoas de todo o Brasil se inscreveram — o menor número desde 2011. Em 2014, o exame chegou a contar com 9,4 milhões de inscritos.

Provas

Assim como no ano anterior, a prova ocorrerá em dois domingos. No primeiro, 3/11, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Neste dia, os portões serão fechados às 13h e a prova vai até as 19h.

No segundo dia, 10/11, os candidatos responderão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Na entrada, os portões fecham no mesmo horário, mas a prova vai até as 18h30.

Enem

Desde que foi criado pelo MEC em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio, o Enem é usado como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. A partir das alterações implementadas em 2009, o Enem passou a substituir o vestibular das universidades federais e de outras instituições de ensino públicas e particulares, além de escolas de ensino técnico.

Alguns programas em que as notas do Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga na universidade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para quem quer receber um empréstimo, o programa parceiro é o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

Outras informações podem ser encontradas no edital do Enem 2019.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Encerra hoje (23) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019. Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...