32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Secretária de Educação fala sobre início do ano letivo na rede municipal

https://youtube.com/watch?v=Q05NVw-8Af0

https://youtube.com/watch?v=88oVZu6NJnw

16/02/2017 – Atualizado em 16/02/2017

Entrevista: secretária de Educação fala sobre início do ano letivo na rede municipal.

Mais de 3.000 mil alunos já estão frequentando as aulas

Por: Gil Nei Silva da redação

Nesse início do período letivo, a secretária Maria Célia Medeiros, falou ao comunicador Romeu de Campos, no programa Linha Direta com a Notícia, a respeito de como o Governo Municipal continuará investindo nas diversas áreas da educação pública.

Os mais de três mil alunos matriculados na rede municipal, iniciaram os estudos na ultima segunda-feira (13). Como todo início de atividades, os problemas surgem e vem a público, pensando na solução e objetivando informar a população, a secretária Célia, usou a audiência da Rádio Caçula FM, para transmitir sua mensagem na manhã dessa quinta-feira (16).

Ela começou explicando que o principal entrave, prejudicador das normalidades escolares no momento, está sendo a falta de estrutura herdada da administração anterior, sendo que os prédios, bem como equipamentos, entre outros materiais não oferecem condições de uso adequado, “Necessitamos de tempo para organizar a Secretaria, assumimos com muitos problemas, estamos readequando e reformando para garantir qualidade no ensino em nosso município”, explicou.

Frisou ainda que a prioridade determinada pelo prefeito Ângelo Guerreiro na área é fazer com que as crianças e adolescentes tenham transporte e melhores condições para frequentarem os colégios.

Com relação a matrículas, disse que o sistema da Prefeitura ainda não é online, como o do Estado e, por ser digital, pode conter erros, como troca de endereços, mudança da primeira opção de escolha dos pais, dentre outros desacertos, porém, os casos são mínimos e podem ser revistos na própria Secretaria Municipal de Educação, e que em 2018, o sistema já estará modernizado. Célia ressaltou que foram abertas novas vagas, visando atender um número bem maior de alunos, nesse primeiro ano.

Do 1º ao 5º ano, todos os matriculados foram atendidos, “Nessa faixa, conseguimos atender a todos, talvez a colocação não surgiu próximo de casa, mas a vaga na rede municipal foi disponibilizada”, afirma.

Já entre 0 e 3 anos, não foi possível atender a demanda, “Sabemos que a criança tem direito a uma vaga de 4 horas, além disso implantamos o sistema 8 horas, para as mães trabalhadoras, mesmo assim, alguém ficou de fora. Porém, dentro da reorganização que estamos fazendo, vamos averiguar, fazer uma triagem, para que a mãe trabalhadora tenha a vaga de seu filho garantida”, ressaltou.

Sobre o CEI Interlagos; detalhes estão sendo acertados, para que comece o funcionamento dentro das expectativas dos pais, “Já nos reunimos com o Executivo, com algumas entidades no sentido de solucionar problemas e assim, possamos iniciar as atividades, sendo que existe a possibilidade de transferirmos para o antigo João Ponce nesse primeiro momento, mas, lá também precisará passar por reforma e adequação. Havíamos até agendado uma reunião com os pais para essa sexta-feira (17), mas por conta da viagem do prefeito a Brasília, vamos adiar e na próxima semana passaremos uma posição”, disse.

No CEI Novo Oeste, a Eldorado Brasil ainda não finalizou as obras, “Temos a afirmativa da Eldorado, que no prazo de 15 dias o prédio será entregue, após recebermos, precisaremos de mais alguns dias para mobiliar e designar servidores, acreditamos que no máximo em 45 dias estará aberto para receber as crianças”, comunica a secretária.

Uniformes: Célia Medeiros, falou que devido a falta de recursos e a necessidade de troca da malha usada na confecção, por ser mais grossa e causar desconforto nas crianças, tendo em vista o forte calor que faz em Três Lagoas e ao alto número de reclamações das crianças e pais, só será possível entregar o novo uniforme no segundo semestre.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Outro problema levantado pela secretária é a situação dos alunos da zona rural, “Atualmente atendemos 45 linhas com o transporte escolar, mas a responsabilidade não é só da Prefeitura, o empregador também deverá fazer a sua parte e levar os alunos de sua propriedade até a linha mestre para pegar a condução, isso nem sempre acontece e prejudica a nossa organização”. Célia disse que a linha da Fazenda Flamboyant, foi retirada, com o argumento de que a localidade pertence a Selvíria, ficando a responsabilidade por conta da Secretaria de Educação daquele município.

Alfabetização de adultos: A secretária explicou que existem três escolas no município participantes do Programa Estadual Brasil Alfabetizado, escolas Marlene Noronha, Prof Elson Lot Rigo e Parque São Carlos. “A evasão escolar de adultos, prejudica a manutenção e abertura de novas salas para alfabetizar adultos”, destaca.

Finalizando a entrevista, ela enfatizou, “São apenas 45 dias a frente dos trabalhos, ainda estamos na fase de planejamento, porém, na direção certa, e dentro de mais algumas semanas os bons resultados estarão a disposição, tanto de alunos e pais, quanto de professores e demais servidores da Educação. Conclamamos os empresários, comerciantes e todos aqueles que quiserem seguir o exemplo de um empresário local que adotou a Escola Elson Lot, patrocinando a sua reforma, estamos abertos a conversas”. concluiu



https://youtube.com/watch?v=Q05NVw-8Af0

https://youtube.com/watch?v=88oVZu6NJnw

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...