19.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Em Três Lagoas, professores de Arte participam de formação Étnico-Racial

15/10/2018 15h08
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Com o intuito de proporcionar reflexão sobre o tema “preconceito e racismo” e debater o tema da educação das relações étnico-raciais promovendo o reconhecimento e valorização da cultura e de todas as questões que envolvam a identidade negra, aproximadamente 40 professores de Arte da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas, participarão durante todo este mês de uma Formação Étnico-Racial promovida pelos professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

Para o professor mediador e coordenador de Ensino Fundamental II de Língua Inglesa, Fernando Potin, “estudos como estes são primordiais, pois desta forma eles conseguem repassar para os alunos a importância desta relação étnico-racial, para que cresçam sem nenhuma forma de preconceito ou racismo na escola e consequentemente na vida”, disse.

OBJETIVO DO PROJETO

Segundo a coordenadora e professora, Ione da Silva Cunha Nogueira, o objetivo do projeto é levar os professores e demais profissionais de Educação Infantil e Primeiros anos de Três Lagoas/MS a reconhecerem a importância e a necessidade da educação para as relações étnico-raciais, bem como da rejeição de qualquer forma de preconceito e racismo na escola.

Ainda de acordo com Ione, a educação para as relações étnico-raciais tem sido uma exigência legal e professores de todos os níveis da educação básica devem estar preparados para trabalhar com essa questão. “É também uma exigência ética do trabalho do professor, pois detectar e combater todas as formas de preconceito e racismo dentro da escola e mais especificamente da sala de aula é também uma questão de educação para defesa dos direitos humanos”, explicou.

Para Ione “o racismo e outras formas de preconceito baseadas nas características fenotípicas estão arraigadas na história do povo brasileiro, por isso, se almejamos a mudança do cenário atual precisamos adotar práticas referenciadas, problematizadas e contextualizadas para que tenham efeito”, disse.

COMO FUNCIONARÁ

Ainda de acordo com a coordenadora professora Ione, o projeto, desenvolvido pelos professores Silvana Alves da Silva Bispo e Christian Muleka Mwewa, viria tanto para a escola quanto para os professores romperem esse pensamento de racismo e preconceito, a partir de uma concepção que permita a construção afirmativa de positiva da identidade racial das crianças. “Elas são sujeitos históricos, participantes e ativos e é necessário que se orgulhem se suas culturas e de seus pertencimentos étnicos-raciais”, explicou.

Entre as atividades desenvolvidas com os professores durante os quatro encontros da formação estão: proporcionar reflexão sobre o tema “preconceito e racismo”, por meio de debates provocados a partir de notícias de jornais, revistas e projeção de vídeos; promover o reconhecimento e valorização da cultura e de todas as questões que envolvam a identidade negra, apresentando as diversas heranças da cultura africana presentes em nossa sociedade, revelando a beleza e originalidade de cada uma e apresentar o relato da história de Abayomi, por meio da entrega de um livreto ilustrado e da confecção da boneca de pano.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...