21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Educação é destaque no Programa Encontro com Fátima Bernardes com projeto Sussurrofone

O programa evidenciou o projeto desenvolvido pela Escola Municipal “Olyntho Mancini”.

24/10/2018 13h10
Por: Gabriele Benati

Mais uma vez Três Lagoas é destaque nacional. O Programa da Rede Globo “Encontro com Fátima Bernardes” apresentou na manhã desta quarta-feira (24) uma matéria sobre a ação desenvolvida pela Escola Municipal “Olyntho Mancini” aos alunos, por meio de um aparelho de telefone confeccionado com tubos e conexões de PVC denominado Sussurrofone.

A matéria mostrou o projeto da professora Rosenir Araújo Gomes inspirado no Whisper Phone (aparelho encontrado em escolas americanas), que foi adaptado no Brasil para ser utilizado nas escolas públicas municipais. Os alunos utilizarão o aparelho diariamente em disciplinas tais como língua portuguesa, história, geografia ou qualquer outra que envolva leitura e escrita.

De acordo com o diretor Jeferson Martins, foi identificado em reuniões periódicas com o corpo diretivo e o corpo pedagógico que aproximadamente 27% das crianças apresentavam dificuldades na leitura. Pensando em resolver esta problemática surgiu a ideia de utilizar o “sussurrofone”.

“Dentre algumas estratégias, nós procuramos ações que pudessem resolver essa problemática. Para isso, a professora Rosenir nos apresentou esta ferramenta que permite que as crianças possam ouvir a sua própria voz; que os alunos mais inibidos possam ter mais autonomia para ler e, de uma forma lúdica, seja possível motivar os alunos para diminuirmos o número de crianças com esta problemática”, ressaltou o diretor da Escola.

Rosenir explicou que “o sussurrofone ajuda a criança a ouvir melhor enquanto pratica a leitura e escrita. A melhora na concentração das crianças é muito significativa, pois elas conseguem se ouvir, melhorando a compreensão das sílabas e dos sons das letras como o T, o D, o B e P que eles estavam confundindo”, disse.

Os alunos envolvidos e os pais aprovaram o projeto. A aluna Izadora Freitas Souza Vital, de sete anos, contou que aprendeu com mais facilidade a separar e distinguir as sílabas e as consoantes das palavras com a engenhoca.

A apresentadora discutiu o assunto em seguida com seus convidados. Confira o vídeo da matéria do Programa clicando AQUI.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...