26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Captura do 3º jacaré vira principal atração na Lagoa Maior

29/06/2017 17h39

Por: Silvio Domingos

Nada de caminhada, bicicleta, ginástica ou playground para as crianças. A principal atração da Lagoa Maior no final da tarde desta quinta-feira (28) foi a captura do terceiro jacaré-de-papo-amarelo.

A Policia Militar foi acionada e isolou o local, impedindo a aproximação das pessoas e fez o monitoramento do trânsito, já que muitos veículos paravam ou diminuíam a velocidade para ver a captura do animal, em frente a Biblioteca Municipal Rosário Congro.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, dos 15 jacarés que habitam a Lagoa Maior, serão um total de quatro de tamanho maiores levados para a Reserva Particular do Patrimônio Natural [RPPN] em Cisalpina que fica na cidade de Brasilândia.

Ele afirma que remoção é uma forma de evitar acidentes com crianças e animais de estimação, além de proteger os próprios jacarés-de-papo-amarelo. “Tememos pela segurança da população, principalmente de crianças e animais de estimação que usam o local como ponto de lazer”, disse.

O secretário explica ainda que o lugar tem 6.261,75 hectares de área protegida, além de contar com extensa várzea inundada periodicamente, formada por um complexo de sistema de lagoas, córregos e canais interligados entre si. “Outro ponto positivo, é que essa espécie já ocorre nesse local, ou seja, o ambiente é propício para a sobrevivência e desenvolvimento deles”, explicou Celso.

No entanto nem todos concordam. Como é o exemplo do vereador Marcus Bazé (DEM) que manifestou sua opinião na sessão camarária de terça-feira (27). “Eu faço parte do grupo que não ficou feliz com a decisão da retirada dos jacarés. Ouvi falar que os jacarés iam cometer crime podendo até matar uma criança, mas acho que quem vai morrer agora, são eles”, disse o vereador.

Bazé ressaltou que a reserva Cisalpina fica perto de muita pesca predatória, muita depredação e são mais de 600 alqueires de lagoas e lagos e esses jacarés são animais dóceis já acostumados com a presença do ser humano. “Fico triste, mas entendo os motivos. Esperava uma outra atitude como de cercar a Lagoa. O que não aconteceu”, lamentou o vereador.

Capivaras

Celso Yamaguti explica ainda que as capivaras do local também receberão uma atenção especial em um futuro próximo. No momento, a SEMEA está realizando a contagem dessa espécie, sendo que no último senso mensal foram contabilizados 160 animais (120 adultos e 40 filhotes).

“Como não vamos retirar todos os jacarés, ainda terá um controle natural das capivaras, mas entendemos a necessidade de visualizar essa situação também, porém faremos de maneira legal e que não prejudique o desenvolvimento da espécie”, ressaltou Celso.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Em relação ao cercamento da Lagoa Maior, o secretário afirma que será analisado com cuidado, pois pode não ser a melhor opção, haja vista que se esse método for aplicado na parte interna da pista de caminhada os locais de pastagem ficarão extremamente reduzidos e se o mesmo for feito na parte externa na lagoa, não protege os animais de ter contato direto com a população que frequenta o local.

População parou para acompanhar a captura do jacaré

Antes de ser levado para reserva os animais estão sendo medidos e pesados - Foto: Silvio Domingos

As capivaras do local também receberão uma atenção especial em um futuro próximo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...