18.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Após denúncia, Secretário de Educação de Três Lagoas afirma que escolha de local para CEI partiu da Prefeitura

25/03/2015 – Atualizado em 25/03/2015

Segundo Mário Grespan Neto, secretário da pasta, quem faz as escolhas dos imóveis para locação pela Prefeitura é uma Comissão de Avaliação, direta do Poder Executivo.

Por: Érika Moreira

O Secretário Municipal de Educação de Três Lagoas (MS), Mário Grespan Neto, e o diretor de infraestrutura da pasta, Sávio Bernardes, concederam entrevista exclusiva à Rádio Caçula. Entre os temas relacionados, o principal assunto foram as providências após a denúncia da inadequação de uma residência, transformada em Extensão do CEI “Nilza Tebet”, feita pela equipe de reportagem desta emissora. Outro ponto abordado foi a merenda e o transporte escolar – que aguardam licitação. A reportagem foi ao ar no Programa “Linha Direta com a Notícia”, do jornalista Romeu de Campos, nesta quarta-feira (25).

Logo após a publicação da reportagem, “Prefeitura de Três Lagoas acomoda alunos em local que parece música de Vinícius de Moraes “Era uma casa muito engraçada…”, que denunciava a falta de espaços adequados para que o local pudesse abrigar um Centro de Educação Infantil, em 19 de março, Conselho Municipal de Educação encaminhou ofício à Secretaria de Educação solicitando o cumprimento de adaptações, conforme rege a Legislação vigente.

“Recebemos o ofício do Conselho solicitando as alterações na estrutura e no espaço físico propício para as brincadeiras e aprendizado infantil. O cumprimento dessas exigências deve ser feitas em 30 dias, porém já providenciamos algumas delas na sexta-feira (20), como a instalação da divisória que distribuiu melhor as crianças pelo espaço físico existente na Extensão do Nilza Tebet”, argumentou Grespan.

Segundo o Secretário, a escolha do espaço foi feita pela Comissão de Avaliação dos imóveis para locação, composta por servidores do Município, logo após a diretora do CEI indicar que o local estava para disponível para locação. “Não gostamos desse tipo de improviso. Porém cabe a nós pôr para funcionar. A casa foi alugada sem a presença do Conselho e de nós da Educação. Se for preciso, após verificarmos qual o número exato de alunos no local, adaptaremos outro local, já pertencente à municipalidade”, continuou.

O local citado pelo secretário funciona hoje, no mesmo bairro do CEI “Nilza Tebet”. “Assim que estive neste imóvel, verifiquei que as instalações eram insuficientes. Sugeri à diretora que transferíssemos as salas do Pré I ou II para o Centro de Referência Pedagógica, que funciona no Vila Nova. O local possui instalações modernas e com capacidade de atender as exigências de um Centro Infantil. Estou aguardando a resposta da diretora Iolanda”, indicou Grespan.

INFRAESTRUTURA

O diretor de infraestrutura da Secretaria de Educação, Sávio Bernardes, indicou que o ideal seria a construção de novos CEI’s. “O ideal seria a construção. Pois já construindo a gente se depara com situações que precisamos adequar. Imagine com uma casa, que foi construída para outro fim”.

Para o pai, Miguel Souza Jardim, que tem um filho estudante na extensão do CEI, a solução devia ser bem mais simples.

“Por que a Prefeitura, junto com o Secretário não constroem salas de aula dentro do CEI Nilza Tebet. Afinal lá há espaço suficiente para construção de novas salas. Dessa forma, todos os alunos ficariam no mesmo espaço, com menor custo”, apontou o pai.

MERENDA E TRANSPORTE ESCOLAR

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Grespan garantiu que, logo após a conclusão da licitação, a merenda será diferenciada. “Nas próximas semanas o edital será publicado. Em outubro de 2014, protocolamos os pedidos que normalmente fazemos a cada ano. Porém a Prefeitura passava por mudanças estruturais necessárias. O que provocou o atraso na licitação tanto do transporte quanto da merenda. Em breve, os padrões que sempre batalhamos para garantir as nossas crianças serão restabelecidos”.

A Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas conta hoje com dois mil funcionários e 14.544 alunos. Segundo Mário Grespan, o Município já cumpre o estabelecido pela Emenda Constitucional nº 53, que trata da Educação Infantil. “Hoje 90% de nossas crianças, entre 0 a 3 anos, estão estudando no Município. Quando falamos da faixa etária de 4 e 5 anos, esse percentual aumenta para 99%”.

Secretário garante que todas as providências exigidas pelo Conselho Municipal de Educação para a Extensão do CEI Nilza Tebet serão cumpridas.

Pais e alunos aguardam a regularização da merenda escolar oferecida no Rede Municipal de Educação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.