32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Alunos que usam transporte rural participam de palestra sobre sexualidade

As palestras estão sendo realizadas mensalmente para conscientizar os alunos sobre as boas práticas de ir e vir com segurança dentro do transporte.

20/09/2018 14h43
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Dando continuidade a solicitação do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), de Três Lagoas, realizou na manhã desta quinta-feira (20) a Palestra “Sexualidade na Adolescência, Vulnerabilidade e Prevenção” para aproximadamente 140 alunos do 5º ao 1º ano das Escolas Estaduais “Afonso Pena”, “Dom Aquino” e Escola Municipal “Ramez Tebet” que utilizam o transporte Rural da Cidade.

Segundo a psicóloga do Núcleo de Educação Especial (NUESP), Ludimila Testi Agutoli, as palestras, divididas em quatro temáticas, estão sendo realizadas mensalmente para os alunos que utilizam o transporte rural no sentido de conscientiza-los sobre as boas práticas de ir e vir com segurança dentro do transporte.

“No primeiro mês, abordamos o tema das drogas, hoje abordamos a sexualidade e nos próximos encontros falaremos da importância dos estudos e das boas amizades. Acreditamos que temas como estes são de grande importância para a vida acadêmica e, principalmente, para a vida social”, comentou.

PALESTRA

De acordo com a doutora em Tocoginecologia na Área de Ciências Biomédicas da UNICAMP e Mestre em Saúde Coletiva, Anecy de Fátima Faustino Almeida, “é de grande importância informar os adolescentes sobre o funcionamento do corpo deles e suas atitudes a frente das relações sociais e gerais, porque esta fase é de altíssima vulnerabilidade, por causa de sentimentos de onipotência e da educação machista”, disse.

Ainda segundo Anecy, que também é psicóloga, professora e pesquisadora em Desenvolvimento Humano e Sexualidade na Adolescência, a educação machista começa na infância na vida das meninas e na adolescência na dos meninos. “Nas meninas é quando elas são vestidas, ainda quando bebês e crianças, com roupas adultas e sensuais e os meninos por uma pressão dos outros homens e coerção para uma sexualidade ativa”, explicou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...