19.5 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Alunos do Instituto Federal visitam termelétrica em Três Lagoas

06/05/2015 – Atualizado em 06/05/2015

Estudantes do curso de eletrotécnica aprendem como funciona a geração de energia a partir de gás e vapor

Por: Assessoria de Comunicação

Alunos do curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conheceram na prática como funciona o processo de geração de energia elétrica na Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE LCP), em Três Lagoas (MS). Os alunos do terceiro período, com idades entre 15 e 17 anos, compareceram na última quinta-feira (30) à unidade da Petrobras. Além de percorrer o parque gerador, os 18 adolescentes conheceram a sala de controle onde as operações, as caldeiras e as turbinas são monitoradas em quesitos como pressão, temperatura e geração instantânea.

Os estudantes foram recebidos pela gerente setorial de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Ágatha Comineti, que ressaltou a importância do estudo como garantia de trabalho no futuro. “Nesta unidade, temos técnicos que começaram como vocês. A demanda por profissionais com esse perfil existe, e conquistar uma vaga depende exclusivamente da dedicação de cada um”, ressaltou a gerente. É o caso do ex-aluno de eletrotécnica Marcelo Dantas, 22 anos. Formado no Centro Paulo Souza, ele foi aprovado no concurso da Petrobras e, há três anos, atua como técnico em manutenção elétrica na UTE LCP.

Durante a visita, os jovens conheceram ainda os programas ambientais desenvolvidos pela unidade em Três Lagoas. Entre eles, o gerenciamento de emissões atmosféricas e o monitoramento do ar, da fauna, dos ruídos, do lençol freático e do lago Jupiá. Em abril, outros 171 jovens do projeto Gerando Futuro, patrocinado pela Petrobras, visitaram o local. Em março, foi a vez dos acadêmicos de engenharia mecânica da Unesp, de Ilha Solteira (SP), vislumbrarem como os profissionais dessa área atuam na UTE. Em fevereiro, a usina termelétrica recebeu líderes comunitários, totalizando 240 visitantes em 2015.

Foto Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.