30.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

9ª Conferência da Infância e Adolescência é realizada com auditório lotado

O evento foi realizado no CRASE “Coração de Mãe” e contou com a presença de profissionais e autoridades de órgãos ligados ao assunto, além de público em geral.

01/09/2018 09h22
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Com auditório lotado, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) abriu a 9ª Conferência da Infância e Adolescência, na noite de ontem, quinta-feira (30), em Três Lagoas. O evento foi realizado no CRASE “Coração de Mãe” e contou com a presença de profissionais e autoridades de órgãos ligados ao assunto, além de público em geral.

O tema desta edição “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências” propõe discussões e debate sobre políticas públicas e ações eficazes na garantia dos direitos e proteção à criança e ao adolescente.

Além disso, o Conselho apresentou o balanço de três anos de atividades do Movimento “Agente do Bem”, projeto criado em parceria com a Empresa Fibria com foco no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. O Movimento é composto por representantes de órgãos ligados à proteção da infância e juventude como Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Militar e Civil, o próprio CMDCA e secretarias municipais.

Conforme a presidente do Conselho, Laura Daniela Figueiredo Garcia Nascibem, a expectativa é que desse encontro surjam propostas para serem colocadas em prática. “A participação de autoridades e representantes de vários órgãos ligados à juventude é fundamental para que possamos discutir os pontos críticos que ocorrem em Três Lagoas, propor soluções e alternativas para resolver e encaminhar as tratativas aos poderes competentes havendo legalidade para serem aplicados”, explicou Laura.

A palestra foi ministrada pelo psicólogo e consultor da Childhood Brasil, José Carlos Bimbatte Junior, que expôs um resumo da realidade da infância e juventude no Brasil ao longo dos anos até os dias atuais. O palestrante mostrou um gráfico que aponta alto crescimento em homicídios entre jovens de 14 a 19 anos, principalmente em metrópoles.

Para ele, a questão da diversidade ainda não recebeu a atenção que precisa. “Quando falamos em diversidade, raramente existem propostas ou programas para tratar o assunto. Tão comum quanto as meninas, os adolescentes gays estão aderindo à prostituição muito mais cedo e em quantidade assustadora. Mas não temos ainda políticas públicas eficazes para enfrentar este drama e sequer, diálogo com esses adolescentes. Percebemos que a sociedade demonstra resistência ao tocar neste tema”, disse.

VIOLÊNCIA EM TRÊS LAGOAS

Durante a Conferência, o CMDCA apresentou números de violência sexual contra crianças e adolescentes em Três Lagoas. Em 2016, o órgão registrou 62 casos. Em 2017, foram confirmadas 80 vítimas deste crime. Num recente levantamento, apenas nos primeiros seis meses de 2018, o número de casos chega a 52.

O levantamento aponta que os meses de maior incidência são janeiro e julho, coincidindo com as férias escolares. A maioria dos abusos, conforme o órgão, é cometida por familiares ou pessoas próximas com certo grau de confiança dos pais.

TRABALHOS EM GRUPO E DEBATES

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Durante esta sexta-feira (31), houve um ciclo de palestras, trabalhos em grupo e exposição de ideias sobre os temas. As propostas dos participantes que forem aprovadas pela comissão em plenário, serão encaminhadas à conferência estadual e, consecutivamente, ao encontro nacional, onde serão elencadas e transformadas em políticas públicas, de acordo com suas legalidades.

A mesa de honra foi composta pelo representante do Ministério Público, Sydnei Ferreira Ribeiro Junior, a gerente de programas e relações empresariais da Childhood Brasil, Eva Cristina Dengler, a representante da Fibria, Flávia Tayana, Dayane Mateus, representando a secretária de assistência social, Vera Helena Arsioli Pinho, e a presidente do CMDCA, Laura Daniela.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...

Operação conjunta Polícia Militar e Civil prende traficante e apreende drogas

Na manhã desta quarta-feira (24), Policiais Militares e Cívis de Ilha Solteira (SP) realizaram operação conjunta, que teve como alvo buscas e apreensões de...