26.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

“Dia D” para reflexão sobre a BNCC é realizado em Três Lagoas

Cerca de 900 profissionais da Educação se reunirão durante todo o dia para estudar e refletir sobre a construção do currículo de MS.

08/08/2018 14h34
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas realiza nesta quarta-feira (08), “O DIA D” sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Professores, professores-coordenadores, especialistas e gestores de todas as Unidades Escolares participam durante todo o dia de estudos acerca da BNCC e do Currículo de Mato Grosso do Sul (MS).

A construção deste Currículo está acontecendo em Regime de Colaboração entre Estado e Municípios em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem como principal premissa a promoção da aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica.

DIA DE ESTUDOS

Para dar continuidade ao processo de participação dos professores na elaboração do documento do Currículo preliminar do Estado de MS, ficou acordado entre a Rede Estadual e Rede Municipal de Ensino o dia 8 para o dia de estudos com os articuladores que receberam a formação no dia 1º de agosto.

Angela Maria Brito, diretora Educacional e Pedagógica da SEMEC, explicou que, “com essa ação, os professores terão acesso ao documento preliminar do Currículo de MS para que possam contribuir, de forma qualificada, da consulta pública cujo prazo se encerrará no próximo dia 10 de agosto”, disse.

Cerca de 900 profissionais foram divididos de acordo com a etapa de ensino e o componente curricular que lecionam em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) “Olynto Mancini”, “Gentil Rodrigues Montalvão”, “Ramez Tebet” e “Professora Maria Eulália Vieira”.

Segundo a diretora, “tais grupos de trabalho visam contribuir nos “Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento” e nas “Ações Didáticas” da Educação Infantil (0 a 5 anos e 11 meses) e do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Naturais, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática”, disse Angela.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental, Maria Célia Santos, “este dia é um momento de bastante reflexão e o que nos deixa bastante animados é ter um documento orientador que vai respaldar ainda mais os nossos professores a fim de somar esforços para a melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes”, disse.

BNCC

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Em dezembro de 2017 foi homologada a Base Nacional Curricular Comum – BNCC no Brasil. Documento normativo que determina que os estudantes das escolas de todo País tenham a mesmos direitos aos conteúdos essenciais para sua formação.

A partir desse documento, todos os Estados e Municípios deverão construir seu currículo para orientar o processo de ensino de aprendizagem de seus estudantes. Para tanto, foi firmado o regime de colaboração entre Estados e Munícipios para a construção do documento de Mato Grosso do Sul.

Os 79 prefeitos dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul aderiram a esse regime. Sendo assim Três Lagoas está nesse movimento de construção.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados em cartórios...